Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia para agosto início dos testes com a nave Starliner, da Boeing

Por| 03 de Abril de 2019 às 15h25

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

O Commercial Crew Program da NASA conta com a SpaceX e a Boeing para, a partir do ano que vem, levarem astronautas estadunidenses à Estação Espacial Internacional (ISS), coisa que, hoje, é feita pelos russos com a nave Soyuz. A companhia de Elon Musk já fez seu primeiro voo não tripulado com a nave Crew Dragon com sucesso, e o primeiro voo tripulado acontecerá no meio do ano. Contudo, a agência espacial confirmou que o início dos voos de teste com a nave Starliner da Boeing precisaram ser adiados (mais uma vez).

Os voos de teste com a Starliner não serão mais realizados de uma só vez, durando meses, na verdade, com o mês de agosto sendo definido para este início, quando o primeiro voo não tripulado deve acontecer. Até o final de 2019, outros pequenos testes serão realizados, até que o voo mais longo com tripulação seja feito.

O primeiro voo tripulado da Boeing deveria ser uma curta viagem até a ISS, mas a NASA decidiu estender essa missão de testes por questões estratégicas e também de segurança. "Os testes de voo com tripulação, juntamente com as oportunidades adicionais da Soyuz, ajudam-nos a fazer a transição com maior flexibilidade para nossos sistemas comerciais da próxima geração", declarou Phil McAllister, diretor da divisão de voos espaciais comerciais da NASA. Ainda de acordo com a agência, a Starliner que será usada nos testes iniciais já está pronta, mas a Boeing será beneficiada com esse tempo extra de missão para fazer testes adicionais.

Continua após a publicidade

Ainda que o desenvolvimento da Starliner por parte da Boeing tenha sido marcado por uma série de contratempos, incluindo uma falha no teste do motor em junho do ano passado, a NASA garante que esse adiamento no cronograma não foi definido por problemas técnicos, mas sim por causa das "limitadas oportunidades de lançamento" nos próximos meses — a empresa encalrregada (a United Launch Alliance) lançará, além da Starliner, uma missão para a Força Aérea em junho.

Tudo isso significa, então, que a SpaceX sairá mesmo à frente, como já vinha acontecendo. A empresa fará o primeiro voo tripulado com a Crew Dragon em julho, após um teste de fuga de emergência que acontecerá no mês anterior. De qualquer maneira, mesmo com os atrasos no cronograma da Boeing, o Commercial Crew Program segue a todo vapor, e em breve a parceria entre Rússia e Estados Unidos no que diz respeito ao envio de astronautas à ISS chegará ao fim.

Fonte: NASA