Publicidade

Musk acredita que há chances de primeiro "habitante" de Marte ser uma IA

Por| 31 de Dezembro de 2018 às 15h48

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre SpaceX

Quando Isaac Asimov escreveu Eu, Robô, colocou em seu primeiro capítulo a história de mecanismos com inteligência artificial que trabalhavam em minas localizadas em asteroides. Antes dos seres humanos, contudo, as máquinas tomaram conta do lugar para fazê-lo habitável.

Embora estejamos longe do que a ficção de Asimov supôs, Elon Musk, CEO da SpaceX, imagina que este possa ser também o melhor caminho para alcançarmos o tão distante sonho do ser humano pisar outro planeta.

Pela sua conta no Twitter, Musk respondeu a uma pergunta de um usuário sobre quais seriam as chances de uma inteligência artificial ser o primeiro a pisar no solo marciano. De forma econômica, ele respondeu: 30%.

Continua após a publicidade

Atualmente, tudo o que pousou no Planeta Vermelho foram robôs, incluindo os rovers Opportunity e Curiosity. Caso ambos estivessem equipados com uma inteligência artificial capaz de trabalhar de forma 100% autônoma, já poderiam ser considerados os primeiros verdadeiros habitantes de Marte.

Embora haja a vontade de levar o ser humano ao planeta, ainda há muito pouca ideia de como isso pode ser feito de forma segura para os tripulantes. E é bem possível que uma viagem para Marte seja um caminho só de ida.

Por enquanto, a possibilidade de um mecanismo realmente autônomo em solo extraterrestre ainda se mantém somente na visão do gênio da literatura.

Fonte: Twitter