Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modelo magnético global de Marte é criado por pesquisadores chineses

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Novembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

A Academia Chinesa de Ciências (CAS) anunciou a produção do primeiro modelo magnético global de rocha remanescente de Marte já produzido pelo país. Trata-se de um modelo de referência do campo magnético do Planeta Vermelho, que poderá ser usado para a implantação de missões de exploração de Marte no futuro.

O modelo foi elaborado por Gao Jiawei, aluno de doutorado no Laboratório Principal do Instituto de Física da Terra e Planetária, do Instituto de Geologia e Geofísica da CAS, junto de seus supervisores Rong Zhaojin e Wei Yong. Ao combinar observações de campo magnético produzidas pelas sondas Mars Global Surveyor e Maven, ambas da NASA, eles conseguiram estabelecer o primeiro modelo global de magnetização remanescente.

Continua após a publicidade

Para produzi-lo, eles trabalharam com uma comparação dos pontos fortes e fracos dos modelos já existentes, e é capaz de descrever com maior precisão a distribuição da magnetização remanescente das rochas na baixa altitude do planeta. O resultado oferece uma referência de modelo de campo magnético para os avanços de pesquisas sobre Marte, e poderá também contribuir com futuras missões enviadas para lá.

Atualmente, os cientistas consideram que Marte já teve um campo magnético global parecido com aquele que envolve a Terra, que permitiu condições amigáveis para a vida. Entretanto, há cerca de quatro bilhões de anos, o campo magnético do planeta desapareceu, fazendo com que as interações entre o vento solar e a atmosfera marciana ocorressem diretamente.

Por isso, em função da ação das partículas emitidas pelo Sol, Marte se tornou um planeta com uma atmosfera fina e clima seco e frio. Embora não tenha campo magnético global atualmente, os minerais das rochas em sua superfície mostram evidências de um campo magnético, formado pelo magnetismo remanescente.

Fonte: IT Home