Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão chinesa Tianwen-1 tira belas fotos dos polos de Marte; veja!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Abril de 2021 às 19h00

Link copiado!

CNSA
CNSA

O ano de 2021 é marcado por diversas missões explorando o planeta Marte, entre elas a chinesa Tianwen-1, que entrou na órbita marciana em fevereiro deste ano. A missão leva um rover e um lander, previstos para pousar em maio no Planeta Vermelho. Até lá, a espaçonave segue orbitando o planeta e capturando belas imagens, como as recentemente divulgadas pela agência espacial CNSA, da China, onde Marte se apresenta em fase crescente.

São duas imagens retiradas separadamente. Uma do hemisfério norte e outro do sul, com a câmera de resolução média da Tianwen-1 — a primeira missão interplanetária da agência chinesa. Nos registros, os polos do planeta são iluminados pelo Sol em um belo contraste do vermelho com a escuridão do espaço profundo. Também é possível observar a fina atmosfera marciana. As fotos foram capturadas pela sonda a uma distância de aproximadamente 11 km.

Continua após a publicidade

Atualmente a Tianwen-1 segue em uma órbita polar que o coloca entre 280 a 59 mil quilômetros de distância do planeta. A imagem em que o hemisfério sul é iluminado foi tirada em 16 de março, enquanto a do hemisfério norte em 18 de março. A órbita da espaçonave a permite sobrevoar por áreas de Marte que são candidatas a local de pouso. A missão pretende estudar a geologia do planeta, o campo gravitacional e a distribuição de água, além de outras finalidades científicas.

A sonda tem avaliado qual é o melhor local de pouso, enquanto captura e analisa as imagens em alta resolução da câmera da espaçonave.

Fonte: Space.com