Publicidade

Mais dois asteroides se aproximarão da Terra nos próximos dias

Por| Editado por Rafael Rigues | 05 de Maio de 2022 às 13h00

Link copiado!

A Owen/Pixabay
A Owen/Pixabay

Os asteroides 2009 JF1 e 2006 JF42 atingirão sua aproximação máxima com a Terra, respectivamente, nesta sexta-feira (6) e no domingo (8). Mas fique tranquilo: segundo a NASA nenhum deles coloca nosso planeta em risco.

No dia 27 de abril, o asteroide 418135 (2008 AG33) atingiu seu ponto mais próximo da Terra, passando a uma distância média de 3,24 milhões de quilômetros — cerca de 3,84 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. As próximas rochas espaciais passarão tranquilamente da mesma maneira.

Continua após a publicidade

Até pouco tempo, o asteroide 2009 JF1 estava no “top 10” de risco da Agência Espacial Europeia (ESA), com probabilidade de impacto no próximo dia 6. No entanto, como o asteroide só tem 10 metros de diâmetro, ele foi desclassificado como perigoso. Além disso, novas observações atualizaram as chances de impacto para 1 em cada 1,7 bilhão.

Enquanto isso, o asteroide 2006 JF42, previsto para o próximo domingo, é bem maior. Com um tamanho estimado entre 380 a 860 metros, o 2006 JF42 passará a uma distância segura de 5,7 milhões de quilômetros — ou mais de 14 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O que é um asteroide potencialmente perigoso?

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, monitora todos os asteroides com o auxílio de uma rede de telescópios. Além disso, o JPL usa estatísticas para prever a posição desses objetos, revisando-as à medida que novas informações são obtidas.

Continua após a publicidade

A NASA também mantém uma lista com asteroides que exigem mais atenção por existir uma chance de impacto, mesmo que pequena e estaticamente improvável. No ano passado, o asteroide Apophis foi removido dessa lista porque novas observações mostraram que ele não representa ameaça pelos próximos 100 anos.

É classificado como Objeto Potencialmente Perigoso (PHO) qualquer objeto espacial que, em sua aproximação máxima, esteja a 19,5 vezes a distância entre Terra e Lua, o equivalente a 7,5 milhões de quilômetros e tenha um tamanho aproximado de ao menos 150 metros, independente do risco de impacto.

À medida que nossa capacidade tecnológica avança, é natural que consigamos detectar mais desses objetos próximos à Terra, por isso os relatos cada vez mais frequentes. O que é uma boa notícia para nós, já que aumenta nossas chances de sobrevivência caso algo realmente preocupante seja encontrado.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA, CNEOS-JPL, Via Space.com