Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais de 5 asteroides se aproximam da Terra nesta semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 19h04

Link copiado!

Reprodução/CoolVid-Shows/Pixabay
Reprodução/CoolVid-Shows/Pixabay

Uma “turma” de asteroides vai se aproximar da Terra nesta semana — e pode ficar tranquilo, já que as aproximações vão acontecer a distâncias bastante seguras para nós. Em meio a eles, o asteroide que chegará mais próximo do nosso planeta estará a 3,5 milhões de quilômetros, o equivalente a 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Em meio às rochas espaciais do grupo, está o asteroide 2012 DK31. Trata-se de um objeto com aproximadamente 137 metros de diâmetro, que passou por nós nesta segunda-feira (27) a 4,8 milhões de quilômetros. Em seguida, é a vez do asteroide 2006 BE55, que passa pela Terra nesta terça-feira (28) a 3,5 milhões de quilômetros, e também mede aproximadamente 137 metros de diâmetro. Tanto o 2012 DK31 quanto o 2006 BE55 são considerados asteroides potencialmente perigosos.

O nome pode soar assustador, mas significa apenas que as rochas medem pelo menos 100 metros, e que vão passar pela Terra a pelo menos 19,5 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua. Caso ocorra alguma mudança na órbita deles, que os coloque em rota de colisão com nosso planeta, eles poderiam causar danos sérios por aqui. Felizmente, os dados orbitais do 2012 DK31 mostraram que ele não oferece riscos de impacto.

Continua após a publicidade

Já na sexta-feira (3), outros dois grandes asteroides vão passar por nosso planeta. O primeiro deles é o 2007 ED125, um asteroide com 213 metros de diâmetro (tamanho próximo do de um estádio de futebol) que ficará a 4,4 milhões de quilômetros do nosso planeta. O segundo é o asteroide 2021 QW, que mede 76 metros e passará por nós a 5,3 milhões de quilômetros.

Por fim, os asteroides menores 2017 BM123 e 2023 DX, também vão se aproximar da Terra na sexta. O primeiro passará a 4,6 milhões de quilômetros da Terra, e o segundo, a 2 milhões de quilômetros; ambos medem 58 metros, tamanho parecido com o de aviões de grande porte.

Talvez você esteja se perguntando o porquê de os cientistas monitorarem estes objetos, já que a maioria deles é pequena e irá passar longe daqui. Apesar de as órbitas deles já terem sido calculadas, podem sofrer alterações ao longo de várias décadas por fatores diversos, como colisões com outros asteroides ou a influência gravitacional de algum planeta.

Continua após a publicidade

Caso algo do tipo ocorra, aí, sim, estes asteroides podem passar a se mover em rotas de colisão com a Terra. A boa notícia é que os cálculos dos astrônomos mostram que não há asteroides conhecidos a caminho de colidir com nosso planeta por pelo menos 100 anos.

Fonte: NASA; Via: Live Science