Publicidade

Mais 36 satélites! OneWeb faz novo lançamento e ultrapassa metade de sua meta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Outubro de 2021 às 18h19

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Nesta quinta-feira (14), a OneWeb avançou mais um passo na expansão de sua constelação de satélites de internet. Através da parceria firmada com a francesa Arianespace, um foguete Soyuz foi lançado do Cosmódromo de Vostochny, levando 36 novos satélites da empresa ao espaço. Agora, a OneWeb já soma 358 satélites em órbita — mais de metade do total proposto para a constelação.

De acordo com informações da Arianespace, a missão durou três horas e 51 minutos e os satélites foram liberados ao longo de nove sequências de separação, à altitude de 450 km. “Precisamente uma hora e 18 minutos após a decolagem, durante a primeira sequência, cruzamos oficialmente a marca da metade do caminho para a implantação da constelação”, comemorou Stéphane Israël, CEO da Arianespace.  

Continua após a publicidade

Segundo ele, outros 8 lançamentos serão operados pela empresa no fim do ano que vem para finalizar a implantação da constelação. Agora, os satélites vão subir até chegar às órbitas operacionais, a 1.200 km acima da Terra, acompanhados pelas centenas de unidades já lançadas previamente pela Arianespace. Em breve, outras unidades vão se juntar a eles, já que a OneWeb espera alcançar o total de 648 satélites em sua constelação. 

Assim que estiver operando, a rede da OneWeb poderá oferecer cobertura 3G, LTE, 5G e Wi-Fi aos seus clientes, com acesso de alta velocidade em todo o mundo — seja no ar, na terra ou no mar. A estimativa é que o serviço seja iniciado em algumas regiões do hemisfério norte até o fim deste ano, e a cobertura global completa ficará para 2022. 

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o serviço oferecido pela OneWeb tem concorrentes fortes: a SpaceX, por exemplo, já lançou mais de 1.700 satélites Starlink, que também vão oferecer internet global aos seus usuários, e espera expandir este número em dezenas de milhares de unidades. Em paralelo, há a Amazon e seu Projeto Kuiper, que também será uma constelação de satélites de internet. Contudo, até o momento, nenhuma unidade Kuiper foi lançada.

Fonte: Space.com, Arianespace