Publicidade

Como assistir ao vivo ao lançamento da Blue Origin com William Shatner a bordo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2021 às 09h40

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Nesta quarta-feira (13), a Blue Origin lança a missão NS-18, seu segundo voo suborbital totalmente tripulado com o veículo New Shepard, que levará o ator William Shatner e outros três tripulantes em uma breve viagem rumo ao espaço suborbital. O lançamento está programado para acontecer às 11h, nas instalações da empresa no oeste do Texas, e será transmitido ao vivo. 

O primeiro voo comercial tripulado do veículo New Shepard aconteceu em julho, levando quatro tripulantes a bordo — entre eles, estava Jeff Bezos, fundador da empresa. Já a missão NS-18 estava programada para acontecer na terça (12), mas acabou adiada para hoje em função de fortes ventos no local de lançamento. De acordo com informações da Blue Origin, os sistemas do veículo foram verificados e tudo está pronto para o voo de hoje; além disso, a tripulação recebeu treinamento para procedimentos de segurança e aspectos “inesperados” do voo, como ruídos e aceleração.

Continua após a publicidade

A missão contará com William Shatner, ator que interpretou  o icônico capitão James T. Kirk na série original de Star Trek, Chris Boshuizen (co-fundador da Planet Labs), Glen de Vries (co-fundador da Medidata Solutions) e Audrey Powers, vice-presidente de operações de missão e voo na Blue Origin. Além dos tripulantes, a cápsula irá levar também cartões postais da fundação Club for Future, da própria empresa.

O que esperar

O New Shepard é um sistema composto por foguete e cápsula, que pode levar pessoas e cargas ao espaço suborbital. Após a decolagem, o foguete é acelerado durante 90 segundos até alcançar a velocidade de 3.700 km/h e, depois, libera a cápsula a pouco mais de 100 km de altitude — ou seja, no limite da Linha de Kárman, uma linha imaginária que estabelece que a fronteira entre a Terra e o espaço fica a 100 km de altitude. 

Continua após a publicidade

Será neste momento que os tripulantes poderão se soltar de seus assentos para experimentar entre três e quatro minutos de sensação de ausência de peso. Em seguida, a cápsula e o propulsor retornam autonomamente para o solo; o voo deverá ter duração total de 11 minutos. A Blue Origin espera iniciar o abastecimento de propelente no veículo três horas antes do lançamento, e a tripulação irá entrar na cápsula com 35 minutos de antecedência; a escotilha será fechada 24 minutos antes da decolagem. 

Como assistir ao vivo

O lançamento da missão NS-18 está programado para as 11h desta quarta (13) e será transmitido no site da Blue Origin e no canal da empresa no YouTube. A live já começou às 9h30, mostrando os bastidores com os preparativos para o grande momento do lançamento.

Continua após a publicidade

Você pode acompanhar a transmissão no vídeo abaixo:  

Fonte: Space.com