Publicidade

Japonesa ispace contrata "seguro espacial" para sua missão na Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Novembro de 2022 às 14h58

Link copiado!

Mike Petrucci/Unsplash
Mike Petrucci/Unsplash

A japonesa Mitsui Sumitomo Insurance (MSI), subsidiária do grupo MS&AD Insurance Group Holdings, fechou um acordo com a empresa de exploração lunar ispace para oferecer o primeiro seguro lunar do mundo. Segundo um comunicado publicado pela ispace, o seguro cobrirá os riscos da primeira missão da empresa à Lua, com cobertura desde o lançamento do foguete ao pouso do módulo em nosso satélite natural.

O firmamento do acordo é o resultado do Memorando de Entendimento firmado entre as empresas no início do ano. Com o novo acordo, a cobertura do seguro inclui o foguete Falcon 9 que levará as cargas úteis e o estabelecimento da comunicação e transmissão de dados entre o lander e o centro de controle da missão, após pousar em solo lunar.

Continua após a publicidade

Por meio de sua missão Mission 1 (M1), a ispace quer levar à Lua o o lander Hakuto-R, que estará com o rover Rashid 1, dos Emirados Árabes, um pequeno robô da agência espacial japonesa JAXA, entre outros. A missão seria lançada no início de novembro, mas acabou adiada para o fim do mês.

Em seu comunicado, a ispace destacou a importância do seguro para a M1. “Sendo avaliada como uma empresa com tecnologia e modelo de negócios confiáveis pelo mercado internacional de seguros espaciais, a ispace usará a apólice em sua primeira missão”, afirmaram.

No futuro, a ispace planeja ampliar o escopo da cobertura do seguro, para aprofundar o compromisso de promover o desenvolvimento desta e de outras iniciativas que contribuam para a criação de um ecossistema cislunar.

Fonte: ispace