Publicidade

Japonesa ispace arrecada US$ 28 mi e quer criar banco de dados sobre a Lua

Por| 21 de Agosto de 2020 às 15h45

Link copiado!

Ispace
Ispace

startup japonesa ispace pretende pousar um lander privado na Lua - e o módulo HAKUTO-R está nos planos para ser lançado em 2022. Assim, nesta semana, a empresa anunciou um fundo de U$ 28 milhões destinado a investimentos no projeto dessa sua primeira missão, junto de outra novidade: a plataforma Blueprint Moon, que será utilizada para comercializar dados sobre a Lua.

A ideia é que essa plataforma utilize os dados coletados durante a missão para enviá-los para outras empresas, agências espaciais, instituições de pesquisa e quem mais tiver interesse. Assim, as instituições terão uma base de informações à disposição com dados importantes para planejar suas próprias missões lunares e, quem sabe, desenvolvimentos comerciais em nosso satélite natural. 

Confira abaixo a apresentação da Blueprint Moon: 

Continua após a publicidade

A Blueprint Moon já é, de certa forma, uma antecipação dos investimentos que a ispace vem dedicando para estabelecer sua presença na Lua e em seus arredores. "Nosso objetivo é coletar uma grande variedade de tipos de dados para fornecer a clientes e dar suporte ao desenvolvimento na Lua", declara Takahiro nakamura, diretor de operações da ispace. Assim, a empresa poderá ajudar os clientes a planejarem suas próprias missões lunares com os dados.

A ispace já conta com parceiros comerciais estratégicos, que contribuíram para o fundo de apoio ao módulo de pouso. Entre eles, está a Takasago Thermal, empresa que irá realizar experimentos com tecnologias de eletrólise próprias em uma missão futura junto da ispace, além da Mitsui Sumitomo que está criando um produto de seguro lunar que poderá ser utilizado em futuras missões comerciais. Entretanto, a empresa também precisará garantir o financiamento para desenvolver a próxima missão que planeja realizar após o lançamento do Hakuto-R. 

Fonte: TechCrunch, SpaceNews