Publicidade

Ingenuity voará pela 10ª vez e analisará possível local de coleta de amostras

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Julho de 2021 às 10h36

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Após o Ingenuity completar sua missão inicial, em maio deste ano, quando realizou seu quinto voo em Marte, a NASA concedeu ao pequeno helicóptero um tempo de “trabalho extra” com mais quatro voos. E, neste sábado (24), a aeronave realizará seu décimo voo acima da cratera Jezero, desta vez para investigar uma coleção de rochas chamadas Raised Ridges — que, nas próximas duas semanas, podem se tornar o local de onde será coletada a primeira amostra da superfície marciana, o que será feito pelo seu companheiro de missão, o rover Perseverance.

O Ingenuity chegou a Marte em fevereiro deste ano a bordo da “barriga” do rover Perseverance e, em abril, o helicóptero foi liberado para realizar sua missão de demonstração de tecnologia. A pequena aeronave interplanetária superou todas as expectativas em seus cinco voos iniciais, concluindo seu propósito no Planeta Vermelho. Mas, por conta de seu ótimo desempenho, a NASA passou a usá-lo para, por exemplo, auxiliar o trajeto de seu companheiro de seis rodas, além de revelar o potencial de veículos aéreos em outros mundos.

Continua após a publicidade

O grupo de rochas Raised Ridges, na cratera Jezero, faz parte de um sistema de fraturas pelas quais a água líquida do passado de Marte pode ter corrido. Essa mesma área foi observada no voo realizado no início deste mês, mas a equipe responsável pela missão quer fotos com mais detalhes. As imagens obtidas pela aeronave também ajudarão a traçar o melhor trajeto por entre os obstáculos da superfície da cratera.

O Perseverance, que passou os seus primeiros seis meses em Marte testando suas ferramentas e auxiliando o helicóptero em suas decolagens, agora inicia oficialmente sua missão, procurando por vestígios de vida no passado do planeta. O conjunto de rochas Raised Ridges tem grande potencial de se tornar o primeiro local de coleta do robô móvel — o que pode acontecer nas duas próximas semanas, disse a NASA. As amostras serão trazidas para a Terra com uma futura missão conjunta da NASA com Agência Espacial Europeia (ESA), prevista para 2031.

Abaixo, confira a localização exata do conjunto de rochas sobre as quais o Ingenuity sobrevoará:

Continua após a publicidade

Na missão estendida do helicóptero, a equipe de engenheiros tem aproveitado para avaliar a performance de todos os recursos que a pequena aeronave pode proporcionar. Em seu voo mais recente, que durou 166 segundos, o Ingenuity percorreu cerca de 650 metros, atingindo uma velocidade de 5 m/s. Os dados obtidos nesses voos são fundamentais para o desenvolvimento de novas aeronaves destinadas a explorar outros mundos.

Fonte: Space.com