Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingenuity voa pela 18ª vez e soma quase 33 minutos na atmosfera de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Dezembro de 2021 às 10h47

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity completou seu 18º voo em Marte. Oficiais da NASA confirmaram que a pequena aeronave se manteve no ar por quase 2 minutos e percorreu mais de 200 metros, enquanto continua seguindo viagem de volta ao local de pouso do rover Perseverance.

Pelo Twitter, membros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, descreveram que o Ingenuity acrescentou 124,3 segundos ao seu tempo total de voo em Marte. Durante o 18º voo, o helicóptero se deslocou por 230 m à velocidade de 9 km/h, fazendo fotos durante o caminho.

Continua após a publicidade

O Ingenuity pousou na cratera Jezero, em Marte, em fevereiro deste ano, para mostrar que é possível realizar voos na fina atmosfera do Planeta Vermelho. Desde então, o helicóptero vem cumprindo a tarefa com tanto sucesso que já está operando em uma missão estendida, na qual está acompanhando o deslocamento do rover Perseverance. Até o momento, o Ingenuity já chegou ao total de quase 33 minutos no ar marciano e visitou 10 diferentes “heliportos” por lá.

Entretanto, isso não significa que os voos são fáceis. Durante o 6º voo, o Ingenuity sofreu uma falha que interrompeu o fluxo de imagens de navegação de seu computador de bordo. Já no 17º voo, realizado no início de dezembro, houve um erro na comunicação de rádio no momento do pouso. Posteriormente, a NASA confirmou que a interrupção de comunicação ocorreu por uma elevação no solo, que bloqueou os sinais transmitidos do Ingenuity ao rover.

Mesmo assim, o desempenho da aeronave vem surpreendendo positivamente os membros da missão. “Poucos imaginaram que conseguiríamos fazer o primeiro voo ou chegar a cinco, e ninguém imaginou que chegaríamos tão longe”, disse Teddy Tzanetos, líder da equipe do Ingenuity. “As operações contínuas da aeronave mostram a robustez do projeto e a diligência e paixão da nossa pequena equipe de operações”.

Fonte: NASA; Via: Space.com