Indiano de apenas 18 anos de idade cria o menor satélite do mundo

Por Redação | 25 de Maio de 2017 às 08h08

Criado por um adolescente, o menor e mais leve satélite do mundo será lançado pela Nasa no dia 21 de junho. O jovem prodígio por trás da criação do aparato espacial é o indiano de apenas 18 anos de idade Ridath Sharook, residente da cidade de Pallapatti, Tamil Nadu.

O KalanSat — nome escolhido para homenagear o ex-presidente da Índia e cientista nuclear Abdul Kalam — é um pequeno satélite que pesa ínfimos 64 gramas e pode ser alocado em um cubo de, aproximadamente, 4 centímetros de aresta. O projeto de Sharook também ganha destaque por ser o primeiro satélite a ser produzido por meio da tecnologia de impressão 3D utilizando polímero de fibra de carbono, um material ultrarresistente.

O lançamento do KalamSat será feito em uma instalação da Nasa em Wallops Island, ilha localizada na costa leste da Virgínia, Estados Unidos. O satélite realizará um voo suborbital de 240 minutos e vai operar por aproximadamente 12 minutos em um ambiente de microgravidade espacial.

O principal objetivo do pequeno satélite é realizar a análise de comportamento de sua própria estrutura. Para isso, o KalamSat conta com diversos sensores capazes de medir a rotação, a aceleração e a magnetosfera da Terra.

Via: Business Standard, ZeeNews