Publicidade

Índia perde contato com satélite de comunicação três dias após seu lançamento

Por| 02 de Abril de 2018 às 14h16

Link copiado!

AccuWeather
AccuWeather

Na última quinta-feira (29), a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organization ou ISRO) finalmente realizou o lançamento do GSAT-6A, o maior satélite de comunicações já fabricado pelo país. Contudo, de acordo com informações do jornal Times of India, os pesquisadores perderam contato com o equipamento na tarde de domingo (1), apenas quatro minutos após uma manobra programada.

O satélite, que foi lançado através do foguete GSLV-FO8, estava sendo encarado como uma importante conquista científica para o programa espacial da Índia, sendo capaz de colocá-lo lado a lado com as pesquisas desenvolvidas em países mais desenvolvidos. Tudo indica que a perda de contato foi um resultado de algum problema elétrico; mas, de acordo com K. Sivan, chairman da ISRO, ainda há esperanças de recuperar o dispositivo.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a organização falha em colocar uma carga em órbita — em setembro do ano passado, o lançador PSLV-C39, que levava o satélite IIRNSS-IH ao espaço, apresentou problemas em seu escudo de calor e não conseguiu realizar o lançamento. Nesse episódio, o dispositivo infelizmente acabou perdido para sempre.

Fonte: Engadget