Publicidade

Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022

Por| 05 de Setembro de 2018 às 10h04

Link copiado!

Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022
Índia anuncia plano para mandar pessoas ao espaço até 2022

Quando falamos na corrida espacial, comumente pensamos nas missões protagonizadas por Estados Unidos e a finada União Soviética durante a Guerra Fria, ou em exemplos mais recentes, como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos. Bom, podemos adicionar a Índia nessa bagunça, ainda que de uma forma mais colaborativa.

Segundo informações da Nature, o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, anunciou recentemente que a Índia pretende enviar uma missão tripulada ao espaço até 2022. O anúncio pegou os entusiastas e profissionais do estudo espacial do país de surpresa, visto que a exploração espacial nunca teve grande apoio político por lá. Ainda assim, especialistas dizem que é possível obedecer a um prazo tão apertado.

Para avaliar a própria capacidade de comandar algo dessa magnitude, o Indian Research Space Organisation (ISRO), entidade competente ao setor na Índia, planeja lançar duas missões de pequeno porte, não-tripuladas, à baixa órbita terrestre. O objetivo é testar os próprios recursos técnicos para, até 2022, enviar uma missão tripulada com três astronautas indianos ao espaço, por cinco a sete dias. O custo de todo o programa deve ficar em aproximados ₹100 bilhões (cem bilhões de rúpias, algo como US$ 1,4 bilhão).

Continua após a publicidade

“[O anúncio] Veio como uma surpresa para nós”, disse o chairman da ISRO, Kailasavadivoo Sivan. “Mas a nossa agência pode atingir esse objetivo com o auxílio de outros países”. O especialista em política espacial da Universidade George Washington, John Logsdon, concorda: “É possível executar um programa espacial mais básico em curto período de tempo”. Se bem-sucedida, a Índia se juntará à Rússia, EUA e China no rol de países que já enviaram missões tripuladas para fora da Terra.

Fonte: Nature