Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HP desenvolve impressora que funciona na gravidade zero para a ISS

Por| 03 de Novembro de 2017 às 15h56

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre HP

Para funcionar no ambiente de gravidade zero da Estação Espacial Internacional (ISS), a HP desenvolveu a impressora Envy Zero-Gravity. A concretização do projeto veio depois que a NASA pediu alguns upgrades para que a impressora funcione perfeitamente por lá.

Acontece que as impressoras que os astronautas usam na ISS são modelos Epson Stylus Color 800 de 17 anos atrás. Por isso, a agência espacial fez um contrato com a HP para que a companhia desenvolvesse um modelo especial para funcionar no espaço, seguindo o sucesso das 120 estações de trabalho ZBook criadas no ano passado.

Entre os requisitos da NASA para que a nova Envy conseguisse ser enviada ao espaço por meio de um foguete com toda a segurança necessária, estão questões como o gerenciamento de papel em zero-G, plásticos ignífugos, gestão de resíduos de tinta em zero gravidade, remoção de vidro, conectividade com e sem fio, impressão em múltiplas orientações e testes ambientais.

Continua após a publicidade

Segudo a HP, atender os requisitos de zero-G foram "os mais desafiadores", mas sua equipe de desenvolvimento foi bem-sucedida graças ao uso de impressão em 3D com materiais específicos. Ao modificar a Envy 5600, a fabricante removeu seus recursos de digitalização, cópia e fax, bem como os componentes de vidro. A versão final espacial ficou muito mais leve do que o modelo original, além de tudo.

A NASA pretende enviar as novas Envy para a ISS em 2018 por meio de um foguete da SpaceX.

Fonte: Mashable