Publicidade

Helicóptero Ingenuity faz 19º voo, o primeiro após adiamento de quase 1 mês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Fevereiro de 2022 às 11h44

Link copiado!

NASA
NASA

O helicóptero Ingenuity voou pela 19ª vez em Marte. O novo voo foi conduzido nesta terça-feira (8) e foi o primeiro realizado pela pequena aeronave desde dezembro. Inicialmente, ele estava programado para acontecer durante o início de janeiro, mas a equipe da missão decidiu adiá-la em função de uma grande tempestade de areia ocorrida perto da cratera Jezero, no Planeta Vermelho.

Uma imagem do voo foi publicada por oficiais da NASA no Twitter, na qual eles comemoraram o novo voo após os atrasos causados pelas condições do tempo. Eles também trouxeram alguns detalhes sobre o procedimento: o helicóptero ficou no ar durante 99,98 segundos, e se deslocou por aproximadamente 62 metros.

Continua após a publicidade

Devido à tempestade de areia, a equipe do Ingenuity preferiu mantê-lo em solo até fevereiro, aguardando condições mais favoráveis para voar. Como o helicóptero é alimentado por energia solar, grandes quantidades de poeira no ar poderiam afetar a capacidade de recarga das baterias dele. Além disso, a poeira aerossolizada absorve a radiação, aquecendo a atmosfera.

Na prática, este aquecimento faz com que a atmosfera fique um pouco mais fina e, se considerarmos que o ar de Marte tem apenas 1% da densidade do da Terra no nível do mar, realizar voos por lá nessa situação fica ainda mais difícil. Por isso, o adiamento se mostrou uma boa decisão.

“O mais notável foi uma grande redução na densidade do ar — um desvio de cerca de 7% abaixo do observado antes da tempestade”, disseram Jonathan Bapst e Michael Mischna, membros da equipe de tempo e ambiente do Ingenuity.

Continua após a publicidade

Segundo eles, a redução poderia deixar a densidade abaixo do limite máximo para um voo seguro, e ofereceria riscos para o Ingenuity. “Também observamos o efeito da poeira na quantidade de luz solar absorvida pelos painéis solares do Ingenuity, que ficaram bem abaixo dos níveis de ‘céu limpo’ normais, em uma redução de aproximadamente 18%”, disseram, em comunicado.

O Ingenuity é uma demonstração de tecnologia criada para mostrar que é possível realizar voos controlados na atmosfera marciana. Ele foi projetado para realizar apenas cinco voos, mas mostrou um desempenho tão surpreendente que a NASA decidiu estender a missão. Desde então, o helicóptero vem acompanhando o rover Perseverance, ajudando a identificar aéreas perigosas ou de interesse científico.

Fonte: NASA; Via: Space.com