Publicidade

Foguete tripulado Soyuz falha e astronautas fazem pouso de emergência

Por| 11 de Outubro de 2018 às 13h13

Link copiado!

Foguete tripulado Soyuz falha e astronautas fazem pouso de emergência
Foguete tripulado Soyuz falha e astronautas fazem pouso de emergência

O astronauta da NASA, Nick Hague, e o cosmonauta da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), Aleksey Ovchinin fizeram um pouso forçado usando uma cápsula de emergência em uma região próxima da cidade de Zhezkazgan, no Casaquistão. Os dois tripulavam o foguete Soyuz, que havia sido lançado pouco antes, também na região, mas que apresentou falha em seus propulsores após atingir uma altura considerável pós-decolagem.

Em nota oficial, a NASA explica que a viagem tripulada no foguete Soyuz tinha como objetivo levar os Hague e Ovchinin para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde ambos se juntariam a Alexander Gerst (Agência Européia Internacional), Serena Auñón-Chancellor (NASA) e Sergey Prokopyev (Roscosmos) após uma viagem que deveria durar cerca de seis horas.

O foguete separou-se de seus propulsores e as agências internacionais estão averiguando o que de fato aconteceu. Hague e Ovchinin pousaram em uma cápsula que navegava no que a NASA chama de “modo de descida balística”, que traz ângulos de trajetória mais fechados, uma descida mais veloz e impacto consideravelmente maior. Contudo, a agência foi rápida em acalmar preocupações: ambos os astronautas estão bem, já passaram por checkups médicos e estão a caminho de Star City, nos arredores de Moscou, na Rússia.

A Roscosmos compartilhou em sua conta oficial no Twitter fotos dos astronautas após o retorno e já devidamente cuidados.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, Roscosmos