Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete da ABL Space Systems falha em seu primeiro lançamento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2023 às 16h08

Link copiado!

ABL Space Systems
ABL Space Systems

Nesta terça-feira (10), a ABL Space Systems lançou seu foguete RS1 pela primeira vez em um teste de voo. O veículo levaria dois satélites ao espaço, mas sofreu uma anomalia cerca de 20 minutos após o lançamento e não conseguiu completar sua missão.

Não houve transmissão do lançamento, de modo que a empresa divulgou atualizações da missão nas redes sociais. Em uma publicação em seu perfil no Twitter, a ABL afirmou que o RS1 foi desativado prematuramente após o ocorrido. “A equipe está trabalhando em nossos procedimentos de resposta a anomalias em coordenação com o PSCA e FAA”, disseram

O foguete levava os cubesats VariSat 1A e 1B, cada um pesando aproximadamente 11 kg. A dupla iria se juntar ao satélite VariSat 1C, concluindo a constelação operada pela VariSat LLC, com foco na coleta de dados de comunicação em alta frequência da Marinha.

Continua após a publicidade

Algumas horas depois do acontecimento, a empresa informou que todos os nove motores do primeiro estágio do foguete foram desativados ao mesmo tempo. Depois, o veículo caiu em direção à plataforma de lançamentos e acabou destruído. “Conforme o esperado neste cenário, há danos às instalações de lançamento”, acrescentaram, informando que todos os membros da empresa estão seguros e que o incêndio foi controlado.

O RS1 é um pequeno lançador desenvolvido pela ABL, capaz de levar até 1.350 kg de cargas úteis à órbita baixa da Terra. Ele conta com dois estágios, projetado para ser lançado de locais com infraestrutura mínima. Agora, a empresa planeja concluir as investigações para realizar novos lançamentos.

Fonte: ABL Space Systems