Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosão em centro de lançamento da China é descoberta em imagens de satélite

Por| Editado por Rafael Rigues | 15 de Junho de 2022 às 12h15

Link copiado!

Airbus/CNES/Harry Stranger
Airbus/CNES/Harry Stranger

Imagens de satélite indicam que em outubro do ano passado, uma explosão danificou parte das instalações do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China. Localizado no Deserto de Gobi, no noroeste chinês, o centro espacial sedia os grandes lançamentos orbitais da China, como as missões tripuladas Shenzhou.

A explosão, que nunca foi mencionada na mídia chinesa, foi descoberta pelo internauta Harry Stranger usando imagens registradas por satélites da Airbus e da agência espacial da França (CNES):

Continua após a publicidade

Stranger postou um “antes e depois” em seu perfil no Twitter em 10 de junho. Primeiro, as instalações aparecem intactas em outubro de 2021 e, depois, é possível observar os danos da explosão em novembro.

O incidente aconteceu a aproximadamente 16 km a sudoeste das duas principais plataformas de lançamentos de Jiuquan, usadas pela China Aerospace Science and Technology Corp. (CASC) para lançamentos de foguetes Long March em uma série de missões espaciais do país. É provável que as instalações que explodiram estivessem associadas aos testes e montagem de foguetes sólidos operados por outras entidades além da CASC.

Ao que tudo indica, a explosão aconteceu entre os dias 15 e 16 de outubro do ano passado. No dia 15 a missão tripulada Shenzhou-13 foi lançada a partir do centro de Jiuquan, mas o incidente não afetou o lançamento.

Fonte: Via SpaceNews