Evento "Elas, astronautas" debate carreira no setor espacial nesta quarta (27)

Evento "Elas, astronautas" debate carreira no setor espacial nesta quarta (27)

Por Redação | Editado por Patrícia Gnipper | 26 de Outubro de 2021 às 11h19
Agência Espacial Brasileira/IDP

Entre os dias 21 e 22 de outubro, aconteceu o Space4Women em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Esta iniciativa é promovida pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa) com o objetivo de garantir igualdade de gênero nas carreiras relacionadas à ciência espacial, tecnologia, inovação e exploração — e, no Brasil, o webinar Elas astronautas: profissões e carreiras no setor espacial acontece nesta quarta-feira (27) para debater a participação feminina neste setor que está em crescimento "astronômico".

O evento, online e gratuito, tem a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), contando também com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O webinar faz parte das ações da AEB para promover engajamento social, em especial do público feminino, no intuito de gerar ainda mais interesse delas em ingressar no setor espacial. Entre os temas propostos, haverá debates sobre coisas como a participação feminina nos esforços para um desenvolvimento sustentável do planeta, além de, claro, o empoderamento das mulheres e seu direito aos benefícios trazidos pelo avanço científico e tecnológico.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Sendo assim, a AEB convidou representantes de setores variados para enriquecer ainda mais o bate-papo, incluindo membros da gestão pública, da iniciativa privada, de universidades e de organizações não-governamentais. E o Canaltech estará presente na mediação do evento, representado por Patricia Gnipper, chefe de redação e responsável direta pela editoria de espaço do site.

Quem são os painelistas de "Elas, astronautas"

(Foto: Divulgação/AEB/IDP)

Carlos Moura

Presidente da AEB. Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Mestre em Ciências pelo ITA, tem vasta experiência em projetos aeroportuários e em centros de lançamento espacial, com relevante papel na implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Também é Representante para a América do Sul da International Association for the Advancement of Space Safety.

Adriana Thomé

Assessora especial de Relações Internacionais do MCTI. Graduada em Ciências da Computação pela UFSCar, Mestre e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE, com especialização em Gestão Estratégica da Ciência e Tecnologia em Institutos Públicos de Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharelado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science da University of London. No INPE, atuou nas áreas de Planejamento Estratégico e Cooperação Internacional, como Chefe de Relações Internacionais e como Chefe de Gabinete Substituta. No campo das relações internacionais, tem participado ativa como delegada brasileira nas Sessões do Comitê para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) e também no Subcomitê Técnico e Científico (STSC).

Ana Cristina Rosa

Advogada e empreendedora, pós-graduada em Direito Internacional e Direito do Comércio Internacional e mestre em Direito Aéreo e Espacial. Atuou em órgãos e instituições internacionais do setor espacial e também como assessora jurídica da delegação brasileira, durante o Comitê das Nações Unidas para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior.

Marina Huidobro

Advogada e pesquisadora em direito espacial, é Mestre em Direito Internacional e Direito Espacial pela Universidade Católica de Santos, além de Membro e Diretora de Relações Institucionais do Grupo de Pesquisa de Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos. Também é autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre Direito Espacial, publicados nacional e internacionalmente, e é Membro da Comissão de Direito Aeronáutico, Aeroportuário e Espacial da OAB do Distrito Federal, além de Presidente da Comissão de Direito Espacial da OAB Santos.

Thamara Verde

Estudante universitária que integra o Grupo de Pesquisa Aeronáutica e Aeroespacial e faz parte do projeto Habitat Marte. Cursa Engenharia Elétrica na Universidade CEUMA e, aos 24 anos, é considerada a primeira astronauta análoga do estado do Maranhão.

Como assistir ao webinar "Elas, astronautas"

O evento acontece nesta quarta-feira (27) às 17h, com transmissão ao vivo pela internet e inscrições gratuitas. Para participar, é só se inscrever no site do IDP, clicando neste link.

Tudo também será transmitido pelo YouTube do IDP, no vídeo abaixo:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.