Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Encontro da nave Starliner com a ISS no espaço é fotografado a partir da Terra

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Junho de 2022 às 17h40

Link copiado!

Szabolcs Nagy/Space Station Guys
Szabolcs Nagy/Space Station Guys

O encontro da nave CST-100 Starliner, da Boeing, com a Estação Espacial Internacional (ISS), em 20 de maio, foi registrado por astrofotógrafo morador de Londres durante o recente teste de voo orbital OFT-2. A nave estava a cerca de 200 metros de distância da ISS, localizada a 400 km de altitude.

O astrofotógrafo Szabolcs Nagy, que registra os movimentos da ISS ao redor da Terra, explicou que durante o encontro da nave com a estação ele estava ouvindo a conversa entre o Controle de Missão e a tripulação a bordo do laboratório orbital enquanto tirava fotos com a ajuda de seu telescópio no jardim de casa.

Continua após a publicidade

Para melhorar a visão de sua câmera, Nagy usou um telescópio refletor dobsoniano com rastreamento manual e uma lente Barlow para aumentar a distância focal do sistema. “Toda essa experiência foi surreal”, disse o astrofotógrafo em seu Twitter, acrescentando a alegria de realizar o registro.

Quando a nave estava prestes a se encontrar com a ISS, Nagy disse que não tinha certeza se os dois objetivos caberiam no mesmo campo de visão, mas deu tudo certo. Na principal animação publicada, a ISS aparece bem evidente com a nave Starliner, um ponto de luz, aproximando-se dela.

A missão OFT-2 foi lançada no dia 19 de maio e terminou no dia 25. Nela, a Starliner realizou uma viagem sem tripulação à ISS e permaneceu atracada com ela por alguns dias. Seu objetivo foi certificar se a nave está pronta para transportar os astronautas da NASA para o laboratório orbital.

Continua após a publicidade

Geraint Jones, professor e chefe do Planetary Science Group da University College London, também registrou o encontro da Starliner com a ISS, a partir da cidade de Guildford, a cerca de 48 km de Londres. Jones usou uma câmera de mão para fotografar o evento.

Nagy, que também é fundador do site Space Station Guys, compartilhou o momento da reentrada da Starliner na atmosfera no dia 25 de maio. Em uma curta animação, é possível observar a nave como um pequeno ponto brilhante no céu, pouco antes de pousar no Novo México.

Continua após a publicidade

Fonte: Via Space.com