É possível que existam vírus até mesmo no espaço, afirma estudo

Por Redação | 19 de Janeiro de 2018 às 09h56

Viroses são uma das causas mais comuns de enfermidades nos seres humanos, mas, segundo um estudo conduzido na universidade Portland State, nos Estados Unidos, é possível que existam vírus também no espaço, ainda que haja poucos estudos a respeito de vírus alienígenas.

De autoria do professor Ken Stedman, o artigo será veiculado na edição de fevereiro do periódico Astrobiology dizendo que a NASA e outras agências espaciais deveriam estar estudando mais a respeito de vírus espaciais, especialmente ao analisar amostras coletadas nas luas de Saturno e Júpiter, além de Marte. A ideia seria descobrir mais a respeito desses vírus, bem como qual a sua capacidade de sobrevivência no espaço.

"Mais de um século se passou desde a descoberta dos primeiros vírus. Entrando no segundo século de virologia, nós podemos finalmente começar a focar além do nosso próprio planeta", declarou Stedman. O professor acredita que, como os vírus são extremamente abundantes na Terra (de 10 a 100 vezes mais do que qualquer outro organismo celular), o mesmo pode acontecer em outros planetas e seus satélites naturais.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda, os vírus parecem ser extremamente antigos, e podem ter participado do processo de origem da vida, além de terem tido papel importante nas transições evolucionárias do nosso planeta. "Com esse estudo, esperamos inspirar a integração da pesquisa de vírus à astrobiologia, e também pressionar pela resposta de questões não solucionadas na astrovirologia, em especial com relação à sua bioassinatura, bem como se vírus podem se espalhar de maneira extraterrestre", disse o professor.

Fonte: EurekaAlert!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.