Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível que existam vírus até mesmo no espaço, afirma estudo

Por| 19 de Janeiro de 2018 às 09h56

Link copiado!

É possível que existam vírus até mesmo no espaço, afirma estudo
É possível que existam vírus até mesmo no espaço, afirma estudo

Viroses são uma das causas mais comuns de enfermidades nos seres humanos, mas, segundo um estudo conduzido na universidade Portland State, nos Estados Unidos, é possível que existam vírus também no espaço, ainda que haja poucos estudos a respeito de vírus alienígenas.

De autoria do professor Ken Stedman, o artigo será veiculado na edição de fevereiro do periódico Astrobiology dizendo que a NASA e outras agências espaciais deveriam estar estudando mais a respeito de vírus espaciais, especialmente ao analisar amostras coletadas nas luas de Saturno e Júpiter, além de Marte. A ideia seria descobrir mais a respeito desses vírus, bem como qual a sua capacidade de sobrevivência no espaço.

"Mais de um século se passou desde a descoberta dos primeiros vírus. Entrando no segundo século de virologia, nós podemos finalmente começar a focar além do nosso próprio planeta", declarou Stedman. O professor acredita que, como os vírus são extremamente abundantes na Terra (de 10 a 100 vezes mais do que qualquer outro organismo celular), o mesmo pode acontecer em outros planetas e seus satélites naturais.

Ainda, os vírus parecem ser extremamente antigos, e podem ter participado do processo de origem da vida, além de terem tido papel importante nas transições evolucionárias do nosso planeta. "Com esse estudo, esperamos inspirar a integração da pesquisa de vírus à astrobiologia, e também pressionar pela resposta de questões não solucionadas na astrovirologia, em especial com relação à sua bioassinatura, bem como se vírus podem se espalhar de maneira extraterrestre", disse o professor.

Continua após a publicidade

Fonte: EurekaAlert!