Dupla de astronautas instala novo porto para espaçonaves comerciais na ISS

Por Daniele Cavalcante | 22 de Agosto de 2019 às 09h19
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Nick Hague e Andrew Morgan, astronautas da NASA, saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira (21) para uma caminhada espacial, a quinta da estação neste ano. A missão: instalar um novo porto de ancoragem para naves espaciais comerciais.

A dupla começou a caminhada de seis horas e meia saindo da câmara de segurança Quest, construída pelos EUA, e realizou a instalação do Adaptador de Acoplamento Internacional-3 (IDA-3) ao Adaptador de Acoplamento Pressurizado-3 no lado voltado para o espaço do módulo Harmony da estação. Tudo teve cobertura ao vivo da NASA Television.

Com isso, a IDA-3 servirá como uma segunda porta de ancoragem para as naves espaciais comerciais da Boeing (Starliner) e da SpaceX (Crew Dragon). O porto foi enviado para a estação no mês passado, em uma nave Dragon, da SpaceX. A NASA usará os veículos dessas empresas para transportar astronautas de e para a estação espacial no futuro, coisa que hoje ainda é feita pelos russos com suas naves e foguetes Souyz.

Nick Hague (à esquerda) e Andrew Morgan (à direita), a bordo da ISS. Foto: NASA

Essa foi a primeira caminhada espacial de Morgan. Hague, por sua vez, já havia realizado duas caminhadas para ajudar na substituição de algumas das baterias solares da estação. Durante a missão de quarta-feira, Hague foi o primeiro a sair, seguido por Morgan alguns minutos depois, enquanto a estação sobrevoava o Oceano Atlântico.

Tudo correu bem, e até mesmo as tarefas para as quais Hague e Morgan esperavam ter alguma dificuldade, como a instalação de cabos dos adaptadores de atracação, foram concluídas antes do previsto. Houve até mesmo um lanchinho no centro de controle da NASA, preparado pela mãe de Hague para os controladores em Houston, que ajudaram os astronautas em sua caminhada espacial.

Depois de instalar o porto de ancoragem, eles instalaram dois refletores no IDA-3, que servirão como auxílio de atracagem para as espaçonaves visitantes, fornecendo informações visuais para os veículos. Hague e Morgan também receberam uma ajudinha do Dextre, um robô do Canadá lançado em 2008.

Morgan aparentemente gostou de sua primeira caminhada no espaço. "É uma coisa especial que podemos fazer, e é uma honra fazer parte de uma equipe tão estelar", disse.

Fonte: Space.com, Skyscience

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.