Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dois asteroides passarão perto da Terra neste fim de semana

Por| 13 de Setembro de 2019 às 20h00

Link copiado!

Elenarts, Getty Images
Elenarts, Getty Images

Dois asteroides passarão perto da Terra, a uma distância segura, neste sábado (14). A NASA está monitorando os objetos e os cálculos da órbita confirmam que não há risco de impacto com o nosso planeta.

Ambos já foram observados anteriormente, um deles em 2000 e o outro em 2010. De acordo com Lindley Johnson, oficial de defesa planetária e executivo de programa do Planetary Defense Coordination Office, da NASA, “suas órbitas são muito conhecidas”. Ele explica que “os asteroides estão passando a cerca de 14 distâncias lunares da Terra, ou a cerca de 5,5 milhões de quilômetros de distância”.

Para os astrônomos, objetos na órbita do Sol, como asteroides e cometas, são considerados próximos à Terra se estiverem a menos de 30 milhões de milhas (cerca de 48 milhões de km) da órbita da Terra. Eles são remanescentes da formação do Sistema Solar, algo que aconteceu há 4,6 bilhões de anos, e permanecem relativamente inalterados até hoje.

O primeiro dos asteroides que estará perto de nós será o 2010 C01, que tem o tamanho estimado entre 120 a 260 metros e passará pela Terra às 0h42 de 14 de setembro (horário de Brasília). Estima-se que o segundo objeto, o 2000 QW7, tenha tamanho de 290 a 650 metros, e ele passará pelo nosso planeta às 8h54 da manhã, também no dia 14 de setembro (horário de Brasília).

Continua após a publicidade

Fonte: NASA