Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: supernova, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Março de 2023 às 11h00

Link copiado!

NOIRLab/Mike Selby & Mark Hanson/Fefo Bouvier
NOIRLab/Mike Selby & Mark Hanson/Fefo Bouvier

As fotos astronômicas destacadas no site Astronomy Picture of the Day nesta semana estão bastante variadas, e você encontrará um pouco de tudo. Desta vez, você poderá conferir imagens belíssimas da Lua, fotografada antes de "esconder" Júpiter e durante a fase crescente, emoldurada pelas ruínas do templo de Poseidon.

Entre outras imagens impressionantes, estão fotos de galáxias passando por um processo de fusão, uma nebulosa que parece estar em chamas e até uma antiga supernova, observada pela primeira vez há milhares de anos.

Confira:

Sábado (25/02) — Lua, Júpiter e Vênus

Continua após a publicidade

O mês de fevereiro chegou ao fim com a Lua acompanhada de Vênus e Júpiter próximos, durante uma bela conjunção no céu. Em algumas regiões do planeta, foi possível observar Júpiter passando por uma ocultação pela Lua, ou seja, nosso satélite natural pareceu “esconder” o gigante gasoso em nossa perspectiva de observação.

Isso estava prestes a acontecer na foto acima, feita um pouco antes de Júpiter desaparecer por trás do disco lunar.

Continua após a publicidade

Domingo (26/02) — Lua Jápeto

Em meio às dezenas de luas de Saturno, está Jápeto, um satélite natural bastante curioso. Como você viu na foto acima, esta lua tem uma espécie de cordilheira que cerca seu equador, lhe conferindo formato parecido com o de uma noz.

Além disso, metade da estrutura de Jápeto é bastante escura, enquanto a outra metade é bastante brilhante em termos de refletividade.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (27/02) — Luz zodiacal

A faixa luminosa que se estende nesta foto é conhecida como “luz zodiacal”. Ela é causada por partículas de poeira orbitando o Sol que, algumas vezes por ano, aparecem com este brilho difuso após o pôr do Sol ou antes de o nosso astro nascer.

Continua após a publicidade

Além da luz zodiacal, a foto traz também Júpiter e Vênus, que brilham na parte superior e inferior da foto, respectivamente. Há, ainda, o brilho azulado do aglomerado estelar Plêiades.

Terça-feira (28/02) — Lua crescente

Continua após a publicidade

Esta foto traz a Lua durante a fase crescente, com uma pequena porção do seu disco visível para observadores no hemisfério norte. Nesta fase, a Lua se põe pouco após o Sol e não pode ser vista pelo resto da noite. Já de manhã, ela nasce um pouco antes do nosso astro. É por isso que, muitas vezes, a fase crescente passa despercebida.

Quarta-feira (01/03) — Nebulosa da Estrela Flamejante

Continua após a publicidade

Mais conhecida como “Nebulosa da Estrela Flamejante”, a nebulosa IC 405 abriga em seu interior a estrela AE Aurigae, que aparece perto do centro da nebulosa. Já no canto inferior esquerdo, está a nebulosa IC 410, popularmente conhecida pelo apelido “Nebulosa do Girino”, devido ao seu formato.

Por fim, no lado direito da imagem, está o cometa C/2022 E3 (ZTF) com seu coma em tons esverdeados.

Quinta-feira (02/03) — Galáxias NGC 3169 e NGC 3166

Continua após a publicidade

A galáxia no lado esquerdo desta foto é a NGC 3169. Ela fica a cerca de 70 milhões de anos-luz de nós e é do tipo espiral, mas acabou com seus braços distorcidos em função das interações gravitacionais com sua vizinha galáctica NGC 3166. Estas interações aparecem nos arcos estelares e plumas na imagem.

Futuramente, a dupla vai se fundir, formando uma única galáxia.

Continua após a publicidade

Sexta-feira (03/03) — A primeira supernova registrada

No ano 185 a.C., astrônomos chineses registraram o que parecia ser uma nova estrela no céu, que permaneceu visível a olho nu por meses. Hoje, a tal "estrela" é considerada a supernova mais antiga já registrada, e ela aparece nesta nova foto.

Aqui, está o remanescente de supernova RCW 86, provavelmente nascido da explosão de uma anã branca que acumulou matéria de uma estrela vizinha. O remanescente é formado por um anel de gás ionizado da onda de choque formada pela explosão, que segue em expansão.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD