Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques da NASA: nebulosas, asteroide e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Março de 2023 às 11h00

Link copiado!

M. Bradley/N. Corke/NASA, ESA, JPL, SSI, Cassini
M. Bradley/N. Corke/NASA, ESA, JPL, SSI, Cassini

Preparado para conferir mais uma seleção de fotos astronômicas destacadas pela NASA? Na última semana, o site Astronomy Picture of the Day trouxe imagens fascinantes de nebulosas e suas cores, junto de registros de uma lua curiosa de Saturno e até do asteroide Bennu.

Ainda, você poderá conferir fotos da conjunção recente de Júpiter e Vênus e até de um arco-íris em um belo alinhamento com uma árvore.

Veja abaixo:

Sábado (11/03) — Asteroide Bennu em 3D

Continua após a publicidade

Se você tiver óculos 3D em casa, com uma lente azul e vermelha, vale a pena pegá-los para conferir esta foto, que mostra uma versão tridimensional do asteroide Bennu. Esta rocha espacial mede menos de 500 metros e foi visitada em maio de 2021 pela missão OSIRIS-REx, que coletou amostras de sua superfície. O material deve chegar à Terra em setembro.

Domingo (12/03) — Lua Hipérion

Continua após a publicidade

Este objeto curioso é Hipérion, uma das dezenas de luas de Saturno. A foto é um mosaico produzido a partir de seis imagens capturadas pela sonda Cassini em 2005, que destacam as crateras misteriosas da lua e sua superfície com aparência que lembra a de uma esponja.

A maior parte das crateras tem um material em tons de vermelho escuro, que parece ser similar àquele presente em parte de Iápeto, outra lua de Saturno.

Continua após a publicidade

Segunda-feira (13/03) — O fim do arco-íris

Os arco-íris são belos fenômenos meteorológicos que ocorrem graças à reflexão e refração da luz solar em gotas de água na atmosfera. Uma característica interessante deles é que a posição depende de onde o observador está, e o centro do arco-íris sempre aparece na direção oposta à do Sol.

No caso desta foto, o centro dele estava a cerca de 40º para o lado esquerdo, um pouco abaixo do horizonte. Já o Sol estava atrás da câmera e um pouco acima do horizonte.

Continua após a publicidade

Terça-feira (14/03) — Nebulosa da Alma

As cores e formas nesta foto pertencem à chamada “Nebulosa da Alma”. Também conhecida como “W5”, ela abriga em seu interior regiões de formação estelar, aglomerados estelares abertos e poeira cósmica.

Continua após a publicidade

Esta nebulosa colorida fica a cerca de 6.500 anos-luz de nós e se estende por aproximadamente 100 anos-luz. Ela é formada por hidrogênio, enxofre e oxigênio.

Quarta-feira (15/03) — Júpiter e Vênus

Continua após a publicidade

Se você esteve acompanhando as notícias de ciência espacial, deve saber que Júpiter e Vênus estiveram em conjunção recentemente. Durante o fenômeno, eles estavam separados por uma distância semelhante ao diâmetro da Lua na fase cheia — isso, claro, em nossa perspectiva de observação, já que os planetas estavam a milhões de quilômetros um do outro.

A conjunção aconteceu no início do mês e, desde então, os planetas se distanciaram gradualmente.

Quinta-feira (16/03) — Aglomerado estelar Omega Centauri

Continua após a publicidade

Aqui, a foto traz o aglomerado estelar Omega Centauri, um dos maiores e mais brilhantes aglomerados estelares conhecidos. Ele abriga cerca de 10 milhões de estrelas muito mais antigas que o Sol e, curiosamente, elas apresentam diferenças de idade e composição química. Assim, é possível que este aglomerado seja o núcleo de uma antiga galáxia.

Sexta-feira (17/03) — Nebulosa da Medusa

Continua após a publicidade

Também conhecida como “Abell 21”, a Nebulosa da Medusa é uma nebulosa planetária formada por uma estrela de baixa massa, como o Sol, que está chegando ao fim de sua vida. Ela aparece próxima do centro da foto, e a radiação ultravioleta extremamente quente faz com que a nebulosa brilhe.

Fonte: APOD