Destaques da NASA: estrelas, nebulosas e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Que tal conferir as mais recentes fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day? Os astros desta semana foram as nuvens diversas que apareceram por aqui. Uma das fotos foi feita por Andy Ermolli, e mostra um trio de nebulosas em direção à constelação de Sagitário. O outro clique traz Jones-Emberson 1, uma nebulosa planetária.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Falcon 9, da SpaceX, sofre falha catastrófica em lançamento da Starlink
Não pense que os destaques da semana incluem só as nuvens cósmicas. Também apareceram fotos de nuvens noctilucentes e iridescentes, que fascinaram fotógrafos e observadores com suas cores. Ainda, você vai encontrar fotos de aglomerados estelares que, como o nome indica, são formados por vastos grupos de estrelas.
Saiba mais sobre os objetos nas imagens e não esqueça de conferir a galeria no fim desta matéria!
1. Rosa de Caroline
O compilado desta semana começa com o aglomerado estelar NGC 7789, encontrado a 8.000 anos-luz de nós na constelação de Cassiopeia. Este grupo de estrelas é chamado de Rosa de Caroline em homenagem à astrônoma Caroline Herschel, que o descobriu no século XVIII.
2. Nuvens iridescentes
Às vezes, as nuvens podem mostrar cores incríveis. É o caso das nuvens iridescentes, um fenômeno relativamente incomum que ocorre na estratosfera, quando surgem pequenas gotas de água com quase o mesmo tamanho. Se o Sol estiver na posição certa, a luz sofre difração nas nuvens feitas destas gotículas, mostrando suas diferentes cores.
3. Exoplanetas
Agora, chegamos a uma ilustração que representa os milhares de exoplanetas já descobertos por missões da NASA e da Agência Espacial Europeia. Estes mundos orbitam estrelas e são variados: alguns se assemelham a Netuno, enquanto outros são mais parecidos com Júpiter.
📷 Leia mais: exoplanetas descobertos na foto astronômica de segunda-feira (8)
4. Nuvens noctilucentes
Pois é, as nuvens iridescentes não estão sozinhas. Existem também as nuvens noctilucentes, que são para lá de especiais: elas só podem ser vistas pouco antes do Sol nascer ou se pôr. No caso, as nuvens em questão surgiram após o lançamento de um foguete da SpaceX.
5. Trio de nebulosas
Outra foto espetacular deste compilado traz o trio de nebulosas na direção da constelação de Sagitário. O clique foi feito por Andy Ermolli, e mostra de uma só vez as nebulosas M8, M20 e NGC 6559, que são berçários estelares encontrados a milhares de anos-luz da Terra.
📷 Leia mais: nebulosas em dose tripla na foto astronômica de quarta-feira (10)
6. Omega Centauri
O aglomerado estelar Omega Centauri também apareceu por aqui. Localizado a 15 mil anos-luz da Terra, este é um dos maiores e mais brilhantes aglomerados do tipo globular, mas há algo intrigante neste objeto: ali, existem estrelas de diferentes idades e composições químicas, o que leva os cientistas a pensar que este pode ser o núcleo de uma antiga galáxia devorada pela Via Láctea.
📷 Leia mais: aglomerado estelar na foto astronômica de quinta-feira (11)
7. Nebulosa planetária
Finalmente, a última foto do compilado desta semana traz Jones-Emberson 1. Trata-se de uma nebulosa planetária, uma nuvem formada pelos últimos suspiros de uma estrela similar ao Sol. Ela está a 1.600 anos-luz da Terra na constelação de Lynx, o Lince.
📷 Leia mais: nebulosa planetária na foto astronômica de sexta-feira (12)
Confira a galeria de fotos
Fonte: APOD