Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Terra e Lua fotografadas pela Orion na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Novembro de 2022 às 20h00

Link copiado!

NASA, Artemis 1
NASA, Artemis 1

Nesta quarta-feira (23), a foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nos traz um registro do sexto dia da missão Artemis I, que lançou a nave Orion à Lua. A foto foi capturada por uma câmera no lado externo da Orion e mostra a Terra prestes a “desaparecer” por trás do disco lunar, como se estivesse se pondo.

Quando a foto foi tirada, a Orion se preparava para sobrevoar a Lua no início desta semana, durante uma manobra que a levaria para apenas 130 km da superfície do nosso satélite natural. O encontro era necessário para a cápsula ganhar velocidade e, assim, entrar na órbita retrógrada distante (DRO) ao redor da Lua.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Este registro foi apresentado durante uma transmissão da NASA. Assim que a agência espacial norte-americana capturou novamente o sinal da nave após passar por trás da Lua, exibiu imagens capturadas pelas câmeras da Orion ao longo de sua trajetória.

“Você vê a Terra, você vê nosso lar, você está se vendo naquela imagem ali, enquanto a Orion está a 373 mil quilômetros do nosso planeta”, disse Sandra Jones, representante da NASA, em referência à Apollo 8. Durante aquela missão, a primeira jornada tripulada na órbita lunar, os astronautas transmitiram imagens da Lua e enviaram uma foto da Terra “nascendo” sobre o horizonte lunar.

A viagem da Orion ao redor da Lua

Continua após a publicidade

O sobrevoo pela Lua foi um sucesso, e levou a Orion à posição adequada para entrar na órbita retrógrada distante ao redor do nosso satélite natural. Mas, antes de iniciar a DRO, a Orion deverá acionar seus motores mais uma vez nesta sexta-feira (25).

Quando estiver na órbita, a cápsula ficará à distância máxima de 90 mil quilômetros da superfície lunar. Ela viajará em movimento retrógrado, ou seja, vai orbitar a Lua em direção oposta àquela da órbita lunar ao redor da Terra — daí o nome "DRO".

A NASA decidiu levá-la para a DRO para os engenheiros testarem os diferentes sistemas da nave, como direcionamento, navegação, comunicação e alimentação no espaço profundo. Ao fim da missão, a Orion deverá retornar, pousando no oceano Pacífico no início de dezembro.

Fonte: APOD