Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: supernova histórica é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2023 às 18h03

Link copiado!

NSF NOIRLab
NSF NOIRLab

Nesta sexta-feira (3), a foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day te leva para conferir RCW 86, a primeira supernova já registrada. Hoje, ela é formada por um anel de detritos deixado por uma estrela anã branca que, ao explodir, foi registrada por astrônomos chineses no ano 185 a.C. como uma “estrela visitante”.

A nova foto foi capturada pela câmera Dark Energy, que integra um dos telescópios do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile. Além das inúmeras estrelas brilhantes, a foto traz também estruturas difusas, que parecem se afastar de um ponto central.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Os astrônomos acreditam que estas estruturas, com aparência que lembra a das nuvens, são o que restou da supernova observada pelos chineses no passado. Quando apareceu no céu, ela foi chamada de “estrela visitante” e permaneceu visível a olho nu por cerca de oito meses.

A supernova em questão é conhecida como “SN 185”, e ocorreu há mais de 8 mil anos. Já RCW 86, a estrutura que restou dela, ajuda os cientistas a entenderem como ela evoluiu nos últimos 1.800 anos. Com esta nova imagem, os astrônomos podem investigar melhor os processos físicos por trás dela e da sua formação.

A primeira supernova conhecida

Continua após a publicidade

Hoje, a relação entre RCW 86 e SN 185 já é bem conhecida, mas não foi sempre assim. É que, por décadas, os astrônomos consideravam que deveria levar até 10 mil anos para uma estrela massiva colapsar sobre si própria e formar uma supernova que originasse a estrutura observada hoje.

Só que, se este fosse o caso, ela seria muito mais antiga do que a supernova observada no ano 185. Novos estudos trouxeram estimativas mais precisas da idade dela, mas mesmo assim, ainda não ficou claro o porquê de ela ter se expandido tão rapidamente. O mistério foi resolvido com dados de raios X da região, que sugeriram que, ali, aconteceu uma supernova do tipo Ia.

Isso significa que RCW 86 pode ter nascido de um sistema binário, formado por uma estrela anã branca e outra vizinha estelar. Conforme a anã branca capturou a matéria dela, seus ventos empurraram os gases e poeira para fora, esculpindo uma espécie de cavidade. Depois, quando a anã branca não pôde mais receber mais massa da outra estrela, ela explodiu violentamente.

Fonte: APOD