Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: paisagem de planeta criado por IA é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Janeiro de 2023 às 19h20

Link copiado!

DeepAI's Fantasy World Generator
DeepAI's Fantasy World Generator

A imagem astronômica destacada nesta terça-feira (24) no site Astronomy Picture of the Day traz uma representação da possível paisagem do exoplaneta LHS 475 b, confirmado recentemente pelo telescópio James Webb. Apesar de não sabermos como são os ambientes por lá, uma inteligência artificial produziu uma imagem que traz algumas possibilidades.

O exoplaneta foi identificado em meio aos dados do telescópio espacial TESS. Depois, com o telescópio James Webb, astrônomos conseguiram confirmar sua existência e investigaram algumas de suas características.

Abaixo, você confere a representação de um possível cenário dele, desenvolvida pela IA:

Continua após a publicidade

Este mundo tem massa similar à da Terra, e orbita uma estrela anã vermelha a apenas 40 anos-luz de nós. Na imagem gerada pela inteligência artificial DeepAI's Fantasy World Generator, há uma paisagem parecida com aquelas presentes na Terra, com a estrela se pondo ao fundo.

Por enquanto, não se sabe se o exoplaneta tem, de fato, algum ambiente parecido com o da imagem. Assim, observações futuras devem ajudar os cientistas a entender melhor o planeta e suas características.

Saiba mais sobre o exoplaneta LHS 475 b

Continua após a publicidade

Os dados revelaram que o exoplaneta completa uma órbita ao redor de sua estrela em apenas dois dias, e que a estrela tem metade da temperatura do Sol. Após a confirmação do exoplaneta, os astrônomos investigaram se havia atmosfera ali através do espectro de transmissão. Este espectro é formado pela comparação dos dados da luz estelar filtrada pela atmosfera do planeta, com aqueles da luz que não passou pela atmosfera.

Embora o exoplaneta tenha tamanho parecido com a Terra, ainda não se sabe se ele é cercado por alguma atmosfera. Se a tiver, eles já descartaram algumas composições — por exemplo, o mundo provavelmente não tem atmosfera dominada por metano, como ocorre na lua Titã, de Saturno.

Além disso, o exoplaneta LHS 475 b é algumas centenas de graus mais quente que a Terra. Então, se os cientistas encontrarem nuvens por lá, é possível que ele tenha algumas semelhanças com Vênus.

Fonte: APOD