Destaque da NASA: Lua, Júpiter e telescópio na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Maio de 2023 às 18h37

Rick Whitacre

A Lua parece a ponta de uma foice na imagem selecionada pela NASA nesta quarta-feira (24). Surgindo atrás do Observatório Lick (Califórnia, EUA) nosso satélite natural está quase ocultando o planeta Júpiter, dois dias antes da Lua Negra do dia 17 de maio.

Com apenas um click, a imagem foi capturada durante o comecinho da manhã no Joseph D Grant Park, uma área vizinha do observatório. A foto é emoldurada pelas folhagens de uma árvore, não por opção, mas por necessidade para obter o enquadramento perfeito do assunto da fotografia.

Foi no Observatório Lick onde Amalthea, uma das luas de Júpiter, foi descoberta em 9 de setembro de 1892 por Edward Barnard. Este foi o primeiro satélite joviano descoberto desde 1610, quando Galileu Galilei descobriu Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Também foi o último a ser detectado visualmente.

Entretanto, na foto abaixo, as luas Ganimedes e Calisto é que apareceram — observe atentamente no lado direito superior do planeta.

Observatório Lick

Construído entre 1876 e 1887, o observatório existe graças à doação de James Lick, um carpinteiro e fabricante de pianos. Ele escolheu o topo do Monte Hamilton para a construção e ali mesmo foi enterrado em 1887, sob o futuro local do telescópio.

Quando seu primeiro telescópio foi inaugurado em 3 de janeiro de 1888, era o maior refrator da Terra. Foi nele que Edward Emerson Barnard descobriu a quinta lua de Júpiter, em 1892, e também foi usado por William Wallace Campbell para estudar as velocidades radiais das estrelas.