Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: "cometa verde" e constelações estão na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 18h45

Link copiado!

Petr Horalek / Institute of Physics in Opava
Petr Horalek / Institute of Physics in Opava

A foto destacada pela NASA nesta terça-feira (7) nos traz o "cometa verde" C/2022 E3 (ZTF) fotografado junto das constelações da Ursa Maior e Menor, no hemisfério norte. O cometa já fez suas aproximações máximas do Sol e da Terra, e está seguindo viagem de volta ao Sistema Solar externo.

A constelação da Ursa Maior aparece na parte inferior da imagem, e a Menor, na parte superior. O cometa ZTF pode ser encontrado entre elas, sendo facilmente identificado pelo brilho esverdeado de seu coma e por sua cauda.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

No momento, o cometa já perdeu bastante brilho, mas ainda pode ser observado com um par de binóculos ou um pequeno telescópio. Para facilitar as observações, o ideal é esperar o momento após o pôr do Sol, mas antes de a Lua aparecer no céu.

Logo no início de fevereiro, o cometa fez sua aproximação máxima da Terra, ficando a cerca de 44 milhões de quilômetros do nosso planeta. Nos próximos dias, ele parecerá estar pertinho de Marte no céu noturno.

Saiba mais sobre os cometas

Continua após a publicidade

De forma resumida, os cometas podem ser descritos como “bolas de neve cósmicas”, compostas por gases, rocha e poeira. Eles seguem ao redor do Sol em órbitas altamente elípticas, e podem levar milhares de anos para completar uma órbita. O “cometa verde”, por exemplo, passou pela Terra pela última vez há 50 mil anos!

Quando estão congelados, os cometas podem chegar ao tamanho de uma pequena cidade; contudo, quando se aproximam do Sol, os cometas são aquecidos e começam a liberar gás e poeira, formando uma grande cauda.

Há mais de 3.700 cometas conhecidos até o momento, mas provavelmente há bilhões deles orbitando o Sol no interior do Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno, ou até na Nuvem de Oort, ainda mais distante que Plutão.

Fonte: APOD