Publicidade

Destaque da NASA: brilho do "Cometa Verde" é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Janeiro de 2023 às 16h24

Link copiado!

Dan Bartlett
Dan Bartlett

O cometa C/2022 E3 (ou apenas “ZTF”, se preferir) aparece com toda sua beleza na foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nesta sexta-feira (27). Ele já está visível para observadores do hemisfério norte e, conforme fica cada vez mais brilhante, vem rendendo fotos incríveis.

A foto em questão foi tirada nesta segunda-feira (23), e mostra a longa cauda de poeira que acompanha o cometa. Você perceberá que ela aparece levemente curvada e parece se afastar do Sol, conforme o cometa viaja ao longo de sua órbita elíptica.

Continua após a publicidade

O mais intrigante é que esta cauda não está sozinha sendo que, normalmente, os cometas têm uma cauda de poeira e outra de gás, ou seja, apenas duas delas. Então, por que o cometa ZTF aparenta ter uma terceira cauda, voltada para o lado esquerdo?

Apelidada de "anti-cauda", esta estrutura é, na verdade, uma ilusão de ótica da nossa perspectiva de observação causada pela Terra, que se moveu pelo plano orbital do cometa. Por isso, os componentes da cauda de poeira aparecem em ambos os lados.

Já a cauda de íons dele parece se afastar do coma (a região com brilho esverdeado) na direção diagonal direita devido à atividade solar.

Conheça o cometa C/2022 E3 ZTF

Continua após a publicidade

O cometa C/2022 E3 foi descoberto em março do ano passado pelos astrônomos Frank Masci e Bryce Bolin. Ao usar o equipamento Zwicky Transient Facility (ZTF), do Observatório de Palomar, nos Estados Unidos, eles encontraram um objeto que, inicialmente, pensaram ser um asteroide.

Novas observações mostraram que o objeto em questão tinha um coma bastante condensado, indicando que se tratava de um cometa. Após conseguir dados o suficiente para investigar a órbita dele, os astrônomos descobriram que ele tem período orbital de quase 50 mil anos, o que sugere que, na última vez que esteve por perto, o ZTF foi visto por nossos ancestrais.

Enquanto segue viagem pelo espaço, o “Cometa Verde” deverá ficar visível no hemisfério sul no início de fevereiro — e, talvez, esta seja a última visita dele. Os elementos orbitais sugerem que, após passar pelo Sol, ele viajará de volta para o espaço profundo e nunca mais retornará.

Fonte: APOD