Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CubeSat MarCO-B se despede de Marte com uma foto incrível do planeta vermelho

Por| 29 de Novembro de 2018 às 14h12

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

O satélite MarCO-B se despediu de Marte registrando uma foto incrível da sua visita. Ao lado de seu gêmeo MarCO-A, o cubesat enviou dados para a Terra enquanto o módulo InSight pousou com sucesso no planeta vermelho.

A foto, tirada aproximadamente às 18h10 no horário de Brasília, mostra Marte a uma distância de cerca de 7 mil quilômetros, segundo informações da NASA.

Os satélites da MarCO são os primeiros cubesats a viajarem para o espaço profundo e, provavelmente, não serão os únicos.

Continua após a publicidade

"Os MarCO CubeSats experimentais também abriram uma nova porta para espaçonaves planetárias menores. O sucesso dessas duas missões únicas (InSight e MarCO) é uma homenagem às centenas de engenheiros e cientistas talentosos que usaram suas genialidades e trabalhos para tornar este dia grande", conta Michael Watkins, diretor do laboratório de Propulsão a jato da NASA.

A InSight é a oitava missão de sucesso da NASA a pousar em Marte, sendo sua nave homônima projetada para fazer algo que nenhum outro lander ou explorador havia feito antes. Ela deve coletar dados sobre o interior e a geologia do planeta vermelho para que possamos entender como ele se formou e o que acontece dentro dele.

O lander deve ainda ouvir "marsquakers", terremotos diferentes dos que já acontecem no planeta Terra, causados pela movimentação de placas tectônicas. Em Marte, acredita-se que os tremores aconteçam devido ao resfriamento e contração de rochas.

A InSight está apenas começando a sua missão e ainda ouviremos muito o seu nome nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Fonte: Mashable