Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coreia do Sul lança novos satélites com foguete nacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Maio de 2023 às 16h20

Link copiado!

KARI
KARI

A Coreia do Sul lançou seu foguete Nuri nesta quinta (25), levando oito satélites funcionais ao espaço — um deles, inclusive, era comercial. Este foi o terceiro lançamento do veículo, que levou o país à breve lista de nações que já lançou satélites nacionais ao espaço com foguetes próprios.

O lançamento aconteceu no Centro Espacial Naro, às 6h24 no horário de Brasília. Lee Jong-ho, ministro de ciência e tecnologia da Coreia do Sul, confirmou o sucesso do lançamento e a comunicação entre o satélite comercial e uma estação sul-coreana na Antártida.

Continua após a publicidade

O foguete Nuri mede mais de 40 m de altura e pesa 200 toneladas e, em testes anteriores, levou cargas úteis projetadas para verificar sua performance. Uma destas cargas foi um bloco de aço e alumínio, usado durante uma tentativa de lançamento em 2021.

Tudo pareceu correr bem durante o início daquele voo, mas uma falha impediu que o Nuri levasse sua carga útil à órbita desejada. Segundo informações da agência espacial sul-coreana KARI, uma falha no terceiro estágio impediu que o foguete alcançasse velocidade orbital.

Este é o primeiro veículo lançador produzido pela Coreia do Sul com tecnologia nacional, e deve ser usado em mais alguns lançamentos de testes ainda nesta década. O país espera utilizá-lo em missões de ondas lunares, satélites e outras, impulsionando seu programa espacial.

Fonte: Reuters