Publicidade

Confira a primeira imagem dos anéis de Júpiter capturadas pela sonda Juno

Por| 26 de Maio de 2017 às 18h52

Link copiado!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Graças à missão Juno, a humanidade agora tem uma nova perspectiva sobre os anéis de Júpiter. Nesta quinta-feira (25), a NASA divulgou a primeira foto do sistema de anéis do gigante gasoso visto do lado de dentro. A imagem também mostra parte da constelação de Orion, incluindo a brilhante Betelgeuse e as três estrelas que compõem o cinturão de Orion.

"O que você está vendo aqui é um anel de poeira que está a 64.000 quilômetros de Juno, e estrelas que estão a centenas de anos-luz de distância, tudo na mesma imagem", disse Heidi Becker, responsável pelo monitoramento de radiação da Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, durante uma coletiva de imprensa.

O sistema de anéis de Júpiter é muito menor e mais leve do que o de Saturno. Galileu Galilei observou os anéis de Saturno em 1610, mas os de Júpiter não foram vistos até 1979, quando a sonda Voyager 1 da NASA se aproximou do planeta gigante. Vale lembrar que todos os quatro planetas gigantes do sistema solar — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — contam com os "discos".

Continua após a publicidade

"O sistema de anéis de Júpiter tem três componentes principais: um par de anéis exteriores muito fracos chamados anéis de gossamer, um anel principal amplo e plano, e um anel interno grosso chamado halo", explicou a NASA.

A missão Juno, que recebeu investimento de US$ 1,1 bilhão foi lançada em agosto de 2011 e chegou na órbita de Júpiter no dia 4 de julho de 2016. A sonda está usando oito instrumentos científicos para estudar a estrutura e a composição do gigante gasoso, bem como seus campos gravitacionais e magnéticos. O objetivo principal da missão, programada para terminar em fevereiro de 2018, é entender como Júpiter se formou e evoluiu.

Fonte: Space