Conceito sugere utilização de casulos para construção de edifícios em Marte

Por Wagner Wakka | 27 de Julho de 2018 às 23h25
Captura/Youtube
Tudo sobre

NASA

Os primeiros passos para o envio de humanos a Marte já foram dados há muito tempo, mas pouco se sabe ainda sobre como nós podemos, de fato, viver por lá. Nesta sexta-feira (27) a NASA apresentou um projeto chamado Marsha, encabeçado pela empresa de design e tecnologia Space Factory.

A proposta é a construção de prédios com estrutura vertical semelhante à um casulo ou um silo. Com isso, o grupo apresenta que poderia ter menos variação de temperatura e até mesmo de pressão atmosférica nesse tipo de estrutura.

A ideia ainda é permitir que tais unidades possa ser divididas em andares, liberando um espaço considerado pela Space Factory mais fácil de se aproveitar do que uma pequena estrutura oval, que precisaria ser dividida em pequenos cômodos em um mesmo andar. Já que a produção de energia local não será grande, a proposta é utilizar o ambiente com a máxima exposição solar possível sem que isso transforme o interior do local em um ambiente tão quente.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na parte inferior, há o que se chama de garagem em que se guardam os veículos de exploração, bem como um laboratório para modificações e ajuste de peças. Já no segundo andar, há uma cozinha dividindo espaço com outro laboratório que pode usado para plantação e implementação de nutrientes. Mais acima, no terceiro andar, há uma série de cabines individuais, seguidas de um pequeno banheiro, chamado de "pod sanitário".

Junto, há também um pequeno jardim para convivência mútua. Por fim, no topo do ambiente há um espaço para exercícios e recreação com janela para o ambiente externo. A ideia é que cada andar tenha ao menos uma janela, sendo que há um espaço entre as paredes e os andares para ventilação e iluminação.

Como isso será feito? Bom, o projeto prevê que toda a criação dos casulos seja feita com impressão 3D em Marte, com peças projetadas especificamente para o planeta. Dessa forma, toda construção é feita com fibras na parte de fora, usando uma espécie de plástico como acabamento interior.

Contudo, o projeto ainda é apenas uma das hipóteses apresentadas para a construção de edifícios em Marte, não sendo, portanto, nada oficial.

Fonte: Fubiz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.