Conceito da sonda da Nasa que irá a Vênus é bastante steampunk

Por Redação | 29 de Agosto de 2017 às 08h11

Steampunk é aquele subgênero da ficção científica que se inspira no passado, mas com tecnologias atuais. Fazem parte da estética dessa cultura computadores com cases de madeira, aviões a vapor e relógios repletos de engrenagens aparentes, por exemplo. E o conceito da sonda da NASA que será enviada ao planeta Vênus segue bastante esse estilo.

O projeto, chamado Automaton Rover Extreme Environments (AREE), começou a ser produzido em 2015, e o robô será capaz de sobreviver mesmo nas condições inóspitas do segundo planeta a partir do Sol. Por exemplo, ele está sendo projetado para aguentar os fortes ventos venusianos e acionar seus mecanismos internos, sendo capaz de suportar as temperaturas extremas existentes por lá.

Até então, nenhuma missão que enviou qualquer dispositivo construído pelo homem para Vênus foi bem-sucedida, já que todos eles sobreviveram apenas por algum tempo em sua superfície. Todas as tentativas foram rapidamente massacradas, conseguindo enviar para a Terra pequenas quantidades de dados coletados até que seus sistemas parassem de funcionar. Em 2005, a agência espacial europeia ESA enviou uma sonda ao nosso vizinho “infernal”, e a última vez em que um artefato havia realizado este feito foi há trinta anos, com a missão Vega, da então União Soviética. Algumas horas após o pouso, a sonda parou de se comunicar com o nosso planeta.

A sonda Vega, da União Soviética, lançada rumo a Vênus em 1985 (Reprodução: Divulgação)

E o que é mais irônico é que os cientistas do projeto AREE esperam empregar tecnologias antigas para a construção da nova sonda, como código Morse e computadores mecânicos. Isso porque, para a equipe, condições tão hostis para viabilizar o uso das tecnologias atuais podem significar que vale a pena arriscar em tecnologias não eletrônicas, no melhor estilo steampunk.

Jonatan Sauder, engenheiro mecânico da Nasa e líder do projeto AREE, acredita que uma sonda “plenamente mecânica seria capaz de sobreviver por cerca de um ano” em Vênus. No momento, o projeto está em fase de elaboração de conceitos, a fim de chegar ao design final da máquina, e ainda não há uma previsão de quando o projeto estará em suas fases finais para que o lançamento seja anunciado.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.