Publicidade

Cientistas podem ter descoberto um novo tipo de onda gravitacional

Por| 25 de Agosto de 2017 às 09h01

Link copiado!

Cientistas podem ter descoberto um novo tipo de onda gravitacional
Cientistas podem ter descoberto um novo tipo de onda gravitacional

No início do ano passado, a ciência descobriu que as ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein realmente existem. Agora, pesquisadores acreditam ter descoberto uma deformação sutil no tecido do espaço, o que seria o resultado de uma colisão gigantesca entre duas estrelas de nêutrons.

Ondas gravitacionais são resultados de eventos violentos que acontecem no universo, geradas após a colisão de objetos extremamente densos, como buracos negros e estrelas de nêutrons. Até o momento, foram detectadas três fontes de ondas gravitacionais, sendo resultado de choques entre buracos negros.

Mas, a nova observação, que faz parte do projeto LIGO, notou a luz emitida pela fonte de uma onda gravitacional, indicando que a colisão que a gerou aconteceu entre estrelas de nêutrons. Ao contrário de quando o choque acontece entre buracos negros, essa colisão pode ser analisada em comprimentos de onda visíveis, conforme explicou o astrônomo J. Craig Wheeler, da Universidade do Texas.

As observações seguem em andamento a fim de se determinar que a tal colisão envolveu mesmo essas estrelas, e não buracos negros. A descoberta será anunciada até o final do mês, quando a equipe publicará suas constatações finais. Os pesquisadores utilizaram telescópios ópticos, como o Hubble, para vasculhar a fonte da possível onda, que seria a NGC 4993, uma galáxia elíptica localizada a 130 milhões de anos-luz da Terra.

Continua após a publicidade

Fonte: NewScientist