Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chuva de meteoros será visível do Brasil neste domingo (22)

Por| 20 de Abril de 2018 às 09h51

Link copiado!

Chuva de meteoros será visível do Brasil neste domingo (22)
Chuva de meteoros será visível do Brasil neste domingo (22)

Neste domingo (22), o Brasil poderá acompanhar a olho nu a chuva de meteoros periódica chamada Liríadas. O fenômeno poderá ser observado em várias partes do mundo, e no Brasil será visível principalmente a partir das regiões Norte e Nordeste.

Como explica o Observatório Nacional, este evento acontece todo ano, com um fluxo de 10 a 20 meteoros rasgando o céu por hora. No ápice, esse número pode chegar a até 100 meteoros por hora.

A chuva de meteoros ocorre quando a Terra “invade” a órbita de um cometa. Os cientistas conseguem prever quando isso vai acontecer pelo cálculo de órbitas de cometas já conhecidos. Os fragmentos desses cometas entram na atmosfera e se queimam formando o rastro de luz, muitas vezes visível.

O próximo fenômeno acontecerá na madrugada de domingo para segunda (23) e a expectativa é de que poderemos ver alguns rastros no céu. A chuva de estrelas cadentes aparecerá por alguns instantes no céu, com pico próximo da estrela brilhante Vega, no horizonte norte, ainda antes do amanhecer. É importante ressaltar que para observar a Liríadas adequadamente é preciso estar em um lugar onde o céu não esteja encoberto e longe das luzes das cidades.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, apesar de meteoros serem corpos celestes entrando na atmosfera terrestres, não há risco para os habitantes da Terra, uma vez que os fragmentos são pequenos para a escala espacial e se esfarelam antes mesmo de chegarem ao solo.