Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chuva de meteoros Orionidas atinge seu pico neste fim de semana

Por| 20 de Outubro de 2017 às 11h50

Link copiado!

Chuva de meteoros Orionidas atinge seu pico neste fim de semana
Chuva de meteoros Orionidas atinge seu pico neste fim de semana

Neste final de semana, a chuva de meteoros Orinonidas atinge seu ápice – e até o Facebook está alertando sobre isso. O fenômeno anual, que sempre acontece em outubro, deve atingir seu pico entre os dias 20 e 21, permitindo que os riscos no céu sejam observados durante a madrugada deste final de semana no céu noturno, inclusive no Brasil.

De acordo com especialistas, os melhores momentos para observação acontecem à meia-noite, na virada desta sexta (20) para sábado (21), e também na passagem para o domingo (21). É preciso que o céu esteja limpo ao leste, nas proximidades da constelação d’As Três Marias, como Orion é conhecida no Brasil. É lá que está o radiante, ponto em que a chuva de meteoros se origina.

Não há necessidade de usar nenhum equipamento específico ou de proteção para observar a chuva de meteoros, ela pode ser vista a olho nu. Mas, é claro, utilizar telescópios e outros acessórios permitem observar o fenômeno “mais de perto”, mas também podem dificultar a visualização, já que os riscos no céu passam bem rapidamente.

Continua após a publicidade

Além disso, o acontecimento pode ser visto de maneira melhor em áreas isoladas, longe das cidades, onde há menos luz e é possível ter uma visão mais clara do céu. Ainda, é preciso dar um tempo para que a visão se acostume com a escuridão, por isso, o ideal é se deitar no chão e dispensar os celulares e computadores até que a acomodação aconteça.

A expectativa para a Orionidas é de cerca de 20 meteoros por hora durante seu pico. O fenômeno já está acontecendo desde 15 de outubro e poderá ser observado até o dia 29, mas, claro, com uma redução no número de riscos após seu ápice.

Fonte: Galeria do Meteorito