Churymoon | Fotografada pequena lua ao redor do cometa 67P

Por Patrícia Gnipper | 13 de Agosto de 2019 às 16h56
ESA

A missão Rosetta estudou de pertinho o cometa 67P entre 2014 e 2016 e, agora, o astrofotógrafo espanhol Jacint Roger conseguiu registrar uma imagem de Churymoon, como foi chamada a pequena lua que orbita o objeto espacial.

Ele postou a imagem no formato de GIF em seu perfil no Twitter, mostrando o movimento da luazinha, que tem cerca de quatro metros de largura e um dia já fez parte do 67P, de acordo com a ESA (a agência espacial europeia).

De acordo com a agência, "a modelagem das imagens da Rosetta indica que este objeto passou as primeiras 12 horas após sua ejeção em um caminho orbital em torno de 67P a uma distância de 2,4 a 3,9 km do centro do cometa" e, depois disso, "o pedaço cruzou uma porção do coma, que parece muito brilhante nas imagens, dificultando seguir seu caminho com precisão; no entanto, observações posteriores no lado oposto do coma confirmam uma detecção consistente com a órbita do pedaço, fornecendo uma indicação de seu movimento em torno do cometa até 23 de outubro de 2015".

Cometas constantemente ejetam detritos à medida em que se aproximam do Sol, pois o calor da estrela "cozinha" núcleos cometários, o que faz com que o gelo seja sublimado em vapor, levando poeira e outros materiais para longe. O coma difuso que cerca um núcleo cometário é, portanto, uma nuvem de detritos. Mas Churymoon é especial: "é provavelmente a maior parte detectada em torno do cometa e estará sujeita a mais investigações" futuras, segundo a ESA.

A missão Rosetta foi lançada em 2004 e se tornou a primeira espaçonave a orbitar um cometa em toda a história. Sua missão chegou ao fim em setembro de 2016, quando a nave foi intencionalmente derrubada na superfície do 67P.

Fonte: ESA, Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.