Publicidade

China quer rover maior e mais “inteligente” para missão Chang’e 7 na Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Janeiro de 2023 às 14h53

Link copiado!

Mike Petrucci/Unsplash
Mike Petrucci/Unsplash

A China está trabalhando em um novo rover robótico que irá explorar o polo sul da Lua através da missão Chang’e 7. Com lançamento estimado para 2026, esta missão faz parte da nova fase do programa de exploração lunar, que terá foco no polo sul e no lado afastado do nosso satélite natural. Além do rover, ela contará com orbitador, lander e um pequeno dispositivo móvel.

O rover para a nova missão será projetado com base nos rovers Yutu e Yutu-2, das missões Chang’e 3 e 4, respectivamente, mas com diferenças em relação aos seus antecessores. “O rover da Chang’e 7 é levemente maior que aquele da Chang’e 4”, disse Tang Yuhua, designer-chefe adjunto do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial da China.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o novo veículo deve ter estrutura semelhante à dos outros, mas levará quatro instrumentos diferentes. Entre eles, estão uma câmera panorâmica e um radar de penetração no solo, como aquele do Yutu-2. Ainda, o novo robô deverá ter um magnetômetro e um espectrômetro Raman (dispositivo para a identificação da estrutura química de materiais de interesse) no lugar de espectrômetros da luz visível e infravermelha, do Yutu-2.

Além disso, ele será mais independente. “Ele é mais inteligente. O rover original tinha mais intervenções [das equipes] em solo, e agora o planejamento de rota será mais autônomo”, observou Tang. O novo veículo não estará sozinho: quando for lançada, a missão Chang’e 7 levará o Rashid 2, um rover menor desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos.

Mas, antes de tudo isso, a China ainda vai tentar coletar amostras da bacia do Polo Sul-Aitken, uma grande cratera de impacto no polo sul do nosso satélite natural. Para isso, o país planeja lançar a missão Chang’e 6 por volta de 2024. Tudo correndo bem, em 2028 será a vez da missão Chang’e 8 ser lançada rumo à Lua.

Fonte: Via: Space.com