Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China deve enviar 3 astronautas à sua nova estação espacial em junho deste ano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Maio de 2021 às 12h20

Link copiado!

Reprodução/Chinatopix
Reprodução/Chinatopix

No último final de semana, a China enviou a unidade de carga Tianhzhou-2 em direção ao módulo principal da sua nova Estação Espacial Chinesa (CCS). A bordo da nave de carga, havia combustível, suprimentos e equipamentos. Isso porque, já agora em junho deste ano, a China enviará para lá seus três primeiros tripulantes para uma missão de três meses a bordo do módulo principal da CCS.

Lançado em 28 de abril deste ano, o módulo central, chamado Tianhe, é a parte principal da futura estação chinesa, a qual, segundo o país, estará finalizada até 2022. Mas, até lá, a China deve realizar uma série de outras missões para concluir a montagem. A informação sobre a missão tripulada de junho veio do vice-projetista do programa espacial chinês, Yang Liwei, em entrevista à China Central Television.

Continua após a publicidade

Os tripulantes serão enviados através da cápsula Shenzhou 12, que será lançada a partir de Jiuquan, a noroeste da China. Ao longo de três meses, eles praticarão caminhas espaciais e também conduzirão manutenções técnicas, assim como algumas operações científicas. No entanto, Liwei não revelou informações adicionais, como o nome dos astronautas, por exemplo, ou a data do lançamento, dizendo apenas que os astronautas virão dos dois primeiros grupos do programa espacial chinês.

A nave de carga Tianzhou-2 chegou com 6,8 toneladas ao módulo Tianhe no domingo (30), carga que incluiu trajes espaciais, alimentos e equipamentos para os astronautas, além de combustível para a estação. A agência espacial chinesa ainda planeja mais 11 lançamentos até o fim do próximo ano para enviar mais dois módulos da futura estação orbital.

A China já levou 11 taikonautas ao espaço, incluindo o próprio Yang Liwei, em 2003, e a primeira mulher do país, Liu Yang, em 2012. Vale lembrar que, no início deste mês, o país pousou seu rover Zhurong em Marte, tornando-se o primeiro veículo robótico chinês a pousar em outro planeta, fazendo da China a segunda nação a conquistar este feito.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org