Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cassini registra nova imagem de tirar o fôlego dos anéis de Saturno

Por| 08 de Setembro de 2017 às 13h26

Link copiado!

Cassini registra nova imagem de tirar o fôlego dos anéis de Saturno
Cassini registra nova imagem de tirar o fôlego dos anéis de Saturno

A sonda Cassini, da Nasa, vem estudando Saturno, seus anéis e suas luas desde 2004, quando chegou a seu destino após sete anos de viagem. Agora, a alguns dias de encerrar sua missão, a sonda acaba de registrar uma imagem sensacional dos anéis do planeta.

Tirada no dia 6 de julho, a imagem mostra as cores naturais de uma porção do anel B de Saturno, quando a sonda estava a cerca de 76 mil quilômetros de distância dessa região. A NASA ainda não tem certeza de exatamente quais materiais dos anéis dá essa tonalidade bege, mas, com os dados coletados pela Cassini, a agência espacial pretende desvendar esse mistério.

O pessoal da NASA fez um tratamento na imagem, para poder ver ainda melhor as nuances dessa região dos anéis. As áreas que aparecem cor de rosa são aquelas que, espectralmente, puxam mais para o vermelho, enquanto as áreas azuladas são as que estão mais longe do vermelho no espectro. Isso foi feito para observar melhor a definição dos anéis, especialmente aqueles mais estreitos e próximos do centro, sendo que alguns desses anéis mais finos não passam de 40 quilômetros de espessura.

Continua após a publicidade

A data que marcará o encerramento da missão da sonda Cassini é 15 de setembro, e esperamos mais imagens de tirar o fôlego liberadas pela NASA nos próximos dias.

Fonte: NASA