Publicidade

"Camiseta inteligente" será enviada para monitorar a saúde de astronauta na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Setembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

cookelma/Envato
cookelma/Envato

Para o fim de outubro deste ano, está prevista a missão Cosmic Kiss que levará cerca de 30 experimentos científicos desenvolvidos na Alemanha através de um lançamento de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS) com a cápsula Dragon, da SpaceX. Nesta carga, estará a camiseta inteligente Smart-Tex, desenvolvida para monitorar a saúde dos astronautas enquanto estes estão orbitando a Terra.

O astronauta alemão Matthias Maurer será o primeiro a vestir a camiseta inteligente no espaço. A Smart-Tex possui sensores integrados a ela em pontos específicos para obter os dados fisiológicos mais relevantes. A tecnologia não apenas garante um monitoramento mais preciso, mas também garante o conforto da tripulação durante este processo.

Continua após a publicidade

Entre as informações que serão coletadas pela camisa estão os dados cardiovasculares e pressão arterial relativa. Ainda, leituras mais aprofundadas sobre a taxa de contração e dos tempos de abertura e fechamento das válvulas cardíacas, que, normalmente, só podem ser obtidas através de ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

Enquanto astronautas permanecem no espaço, eles perdem massa muscular. Por isso, monitorar essas alterações com tamanha precisão e riqueza de detalhes é fundamental para solucionar este problema. “É por isso que iremos medir os dados balistocardiográficos de Matthias Maurer antes, durante e depois de sua permanência na ISS”, explicou Martin Drobczyk, gerente de projetos no DLR Institute of Aerospace Medicine, responsável pela calibragem dos sensores da camisa inteligente.

Além do Maurer, a astronauta italiana da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti, também vestirá a camisa em uma missão com destino à ISS em abril de 2022. "Estamos particularmente interessados ​​em saber se haverá diferenças entre os dados de medição de astronautas masculinos e femininos", ressaltou Drobczyk. A empresa Hohenstein Laboratories foi a responsável por desenvolver a Smart-Tex e a experiência será supervisionada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Bielefeld.

Continua após a publicidade

Na mesma missão que levará a camisa inteligente a ISS, estará também o Wireless Compose 2 (WICO2), que dará continuidade ao estudo de uma rede de comunicação sem fio para receber dados de maneira eficiente e localizar objetos na estação orbital. O principal objetivo do WICO2 é fornecer uma infraestrutura flexível e adaptável para a execução de experimentos e também garantir baixo consumo de energia e peso.

O WICO2 consiste em cinco módulos — cada um com o tamanho de um celular —, que, juntos, pesam apenas 1 kg. A comunicação nessa rede é baseada na tecnologia de banda larga, o que diminui as interferências de um ambiente metálico e reflexivo como a ISS. Segundo Christian Strowik, do DLR Institute, a equipe agora se concentra em determinar quais células fotovoltaicas são as mais adequadas para o reabastecimento desta tecnologia com a própria luz artificial da ISS.

Fonte: Space Daily