Publicidade

Bólido iluminou o céu do ES na madrugada de sexta-feira (10)

Por| Editado por Rafael Rigues | 13 de Junho de 2022 às 17h15

Link copiado!

Danilo Zan/Exoss
Danilo Zan/Exoss

Um bólido brilhou no céu de Vila Velha (ES) durante a madrugada da última sexta-feira (10), seguindo da direção sul para leste. O objeto apareceu por volta das 04h59 e foi filmado por uma câmera de monitoramento do Exoss, um projeto colaborativo para estudar e monitorar meteoros, e por outra do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Algumas das imagens foram capturadas pela estação de Danilo Zan, da Exoss. A rocha espacial brilhou no céu perto do Farol de Santa Luzia, em Vila Velha, e se manteve visível por vários segundos. Estima-se que ela estava a uma altitude de 80 km. Confira:

Continua após a publicidade

Já o vídeo do observatório GOA mostra o meteoro de longa duração iluminando o céu um pouco antes do Sol nascer. Na sequência, o objeto ilumina o céu e se mantém visível por cerca de dez segundos, até desaparecer no lado esquerdo do vídeo.

Veja:

O objeto foi descrito como um bólido, ou seja, é um meteoro bastante brilhante, que pode ter explodido um pouco antes de chegar ao solo. Cerca de 5 mil bólidos ocorrem anualmente na Terra, mas poucos deles são observados porque aparecem em áreas remotas ou durante o dia, por exemplo.

Continua após a publicidade

Marcelo De Cicco, astrônomo e coordenador do projeto Exoss, explica que este bólido foi grande, brilhante e durou mais que o normal. “Bem interessante e raro, pois conseguiu sobreviver bastante tempo da atmosfera”, disse, sugerindo que o objeto pode ter vindo de algum asteroide. "O detalhe mais bonito é que todo o processo de ablação na atmosfera está bem visível. E existe a possibilidade de ter gerado meteoritos", finalizou.

Fonte: Via: Uol, Folha Vitória