Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing e Airstream apresentam o Astrovan 2, veículo para transportar astronautas

Por| 25 de Outubro de 2019 às 07h30

Link copiado!

Airstream
Airstream
Tudo sobre Boeing

A Airstream, uma marca de veículos recreativos de luxo fundada em 1934, ficou famosa pelo formato arredondado das suas carrocerias de alumínio. O design de seus trailers e ônibus de turismo é inspirado em aeronaves e remete à era espacial. Por isso, a Boeing se juntou à empresa para produzir o Astrovan 2, um veículo que transportará astronautas para a base de lançamento.

Foi em 2018 que a Boeing entrou em contato com a Airstream para falar sobre a construção do Astrovan 2. A marca de veículos já havia colaborado com a tecnologia espacial - ela construiu quatro unidades do Mobile Quarantine Facilities (MQF), instalações onde os astronautas da NASA ficaram em quarentena após retornarem das missões Apollo.

Além disso, a marca também foi responsável pelo Astrovan 1, que levou os astronautas dos Ônibus Espaciais da NASA para a plataforma de lançamento. Ele foi utilizado desde a missão STS-9, do Ônibus Espacial Columbia, em 1983, até o voo final do programa em 2011. Hoje, o Astrovan 1 está em exibição no Kennedy Space Center Visitor Complex, o centro para visitantes da NASA, ao lado do Ônibus Espacial Atlantis.

Continua após a publicidade

Já o Astrovan 2, que será construído em um chassi da Mercedes Benz, pode entrar para a história por transportar os primeiros astronautas norte-americanos a serem lançados para o espaço em uma base de lançamentos nos EUA desde 2011. Atualmente, a NASA utiliza as cápsulas russas da espaçonave Soyuz, mas a Boeing está desenvolvendo o sistema Starliner para lançamentos em território nacional, bem como a SpaceX com sua nave Crew Dragon.

Com o novo veículo, os astronautas poderão ser transportados para a plataforma de lançamento da espaçonave CST-100 Starliner, no Cabo Canaveral, Flórida. Será um veículo personalizado e único, bastante icônico, já que os automóveis da marca são bem conhecidos por seu design que remete às tecnologias das aeronaves.

Fonte: Universe Today