Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blue Origin leva novos turistas ao espaço suborbital em primeira missão de 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Março de 2022 às 11h14

Link copiado!

Blue Origin/YouTube
Blue Origin/YouTube

Seis turistas espaciais viajaram ao espaço suborbital a bordo do veículo New Shepard, da Blue Origin. Após um adiamento causado por condições climáticas desfavoráveis, o lançamento da missão NS-20 ocorreu nesta quinta-feira (31), às 10h30 (horário de Brasília), no oeste do Texas, EUA. Este foi o primeiro voo tripulado lançado pela Blue Origin neste ano e o quarto já realizado pela empresa desde o início de seus voos suborbitais comerciais, no ano passado.

Por volta das 9h12, a Blue Origin autorizou os turistas espaciais a seguirem para a plataforma de lançamentos. Eles chegaram ao local por volta às 09h25, aproximadamente, e deram início aos preparativos para embarcar no veículo New Shepard. Este é um sistema reutilizável formado por cápsula e propulsor que leva o nome de Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir ao espaço.

Continua após a publicidade

Às 09h40, durante o amanhecer, os tripulantes estavam no interior da cápsula do sistema, recebendo informações da equipe de controle e aguardando o lançamento. Após oito minutos, as escotilhas foram fechadas. Michael Strahan, ex-jogador e apresentador que esteve no voo anterior, deixou uma mensagem para eles: “este é o melhor passeio de todos, mas é muito curto”, escreveu.

Enquanto técnicos realizavam verificações finais, a Blue Origin pausou a contagem regressiva quando faltavam 10 minutos para o New Shepard deixar o solo. A contagem foi retomada às 10h47, e o lançamento aconteceu às 10h59, levando Gary Lai, arquiteto-chefe do sistema New Shepard e Sharon e Marc Hagle, fundadores da organização sem fins lucrativos SpaceKids Global.

Eles estavam acompanhados por Marty Allen, antigo CEO da California Closet Company, o empreendedor Jim Kitchen e George Nield, presidente da Commercial Space Technologies. Lai e Nield integraram a missão como convidados, e os demais tripulantes são passageiros pagantes. A Blue Origin não revelou o valor pago por eles ou o custo dos assentos individuais.

Continua após a publicidade

O New Shepard levou a turma de turistas espaciais a cerca de 107 km, um pouco acima da Linha de Kárman, o nome dado à linha imaginária que delimita o início do espaço a 100 km de altitude. Após a liberação da cápsula, cerca de três minutos depois do lançamento, eles puderam se soltar de seus cintos para aproveitar alguns minutos da sensação de ausência de peso a bordo, enquanto conferiam também uma visão incrível da Terra.

O propulsor do foguete retornou ao solo às 11h06, ativando brevemente os motores durante o fim da descida para pousar em segurança. Já a cápsula iniciou o retorno à Terra às 11h02, desacelerando com o auxílio de paraquedas, e pousou às 11h09. Os tripulantes foram recebidos pelas equipes de recuperação da Blue Origin, sorridentes.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Continua após a publicidade